Em Turim, os trabalhos do Capítulo Geral 29 aproximam-se do final da segunda semana. Depois da apresentação das relações pelos Conselheiros Gerais e Regionais, os capitulares dedicam-se ao estudo das análises e direções estratégicas que serão definidas para os próximos seis anos.
Depois da conclusão dos Exercícios Espirituais, orientados pelo Pe. Pascual Chavez, IX Sucessor de Dom Bosco, os 230 participantes do Capítulo Geral 29 visitaram os lugares de São João Bosco. No dia 20 de fevereiro, os capitulares celebraram a Eucaristia no Templo Dom Bosco.
Na homilia, o Pe. Chávez sublinhou a importância de regressar ao local berço do Santo Fundador, num gesto de fidelidade ao carisma de Dom Bosco. “Duzentos e dez anos após o nascimento de Joãozinho, criado em uma família pobre e humilde, com uma mãe que fez dele uma obra-prima do Espírito Santo, estamos aqui para agradecer pelo grande dom do nosso fundador,” afirmou. E pediu aos presentes: “Pensemos, nestes dias, no campo de refugiados de Goma, no Congo, onde 30.000 pessoas fugindo da guerra buscam refúgio, acompanhadas pelos nossos irmãos que os apoiam em sua luta pela vida. Vivemos uma época em que não são os lobos que se tornam cordeiros, mas os cordeiros correm o risco de se transformar em lobos”.
O Pe. Chávez concluiu com um desejo: “Algo semelhante deve acontecer como ocorreu em 1954, quando o Papa Paulo VI nos pediu para sermos missionários entre as vítimas de experiências negativas. Foi assim que os Salesianos, na Itália, entraram em prisões para menores, na Tailândia cuidaram de crianças cegas, no Sri Lanka combateram o turismo sexual, em Serra Leoa reabilitaram crianças-soldado e, na Colômbia, libertaram menores do trabalho nas minas. Devemos criar gerações capazes de mudar a cultura, de modo que os lobos se transformem em cordeiros”.







Organização, regulamento e estrutura das comissões
No dia 21 de fevereiro, os trabalhos começaram com a definição do regulamento, a formação das comissões e a adoção de ferramentas tecnológicas para melhorar os processos de tomada de decisão, orientados pelo Pe. Alphonse Owoudou, Regulador do Capítulo. Cada capitular recebeu um tablet dedicado exclusivamente às atividades capitulares. O dispositivo contém documentos de estudo, contribuições escritas propostas pelos delegados, o mapa das comissões de trabalho e um cronograma comum atualizado em tempo real. Além disso, a plataforma intranet desenvolvida para o Capítulo permite uma votação rápida e eficiente, oferecendo vantagens significativas em termos de tempo e precisão na contagem dos votos.
A organização da reunião reflete o espírito de discernimento e corresponsabilidade que Dom Bosco transmitiu aos seus filhos através de um processo participativo, inclusivo e orientado para o bem comum.
Com o objetivo de incentivar a troca de experiências e a dinâmica de intercâmbio e de diálogo, o CG29 optou pela organização das Comissões numa divisão não apenas linguística, utilizando um segundo idioma. As seis Comissões deverão, assim, construir uma visão partilhada o que constitui um início promissor do Capítulo Geral.





Conhecer para deliberar
No início da segunda semana de trabalho, cada participante pôde apropriar-se de um conhecimento mais detalhado da realidade da Congregação na sua totalidade, com as apresentações dos vários Conselheiros Gerais e Regionais.
O Capítulo Geral é também a oportunidade para avaliar os dados estatísticos, tendências, pontos fortes e identificar as áreas que requerem maior atenção.
Um momento aguardado, a apresentação no dia 25 do Relatório do Reitor-Mor ao CG29, foi lido e apresentado pelo Vigário, Pe. Stefano Martoglio, em nome do Cardeal Ángel Fernández Artime. “Este foi um sexénio de crescimento na identidade salesiana, uma identidade carismática que nasce da ação do Espírito Santo através de Dom Bosco”, afirmou o Reitor-Mor. Consciente das realidades diversas das Províncias, reiterou: “A evangelização e o anúncio explícito da Fé marcaram fortemente o caminho da Congregação nestes anos”. Além disso, lembrou aos Capitulares o desafio constante: “Todo jovem deve encontrar no salesiano um amigo, um educador e uma testemunha de Deus, todos os dias”. Foram focadas a importância da formação, a prioridade pela juventude e a criatividade missionária para olhar o futuro da Congregação.
Depois de dois dias de apresentações das diversas relações, os capitulares dedicaram a quarta-feira ao estudo das análises e direções estratégicas que serão definidas para os próximos seis anos. Pontos em análise nestes dias são a dimensão e a difusão da Congregação, bem como a capacidade económica, para garantir a sustentabilidade e a concretização de cada projeto.
Portugal marca presença neste encontro através do Provincial, Pe. Tarcízio Morais, e do Delegado ao Capítulo, Pe. João Chaves. Ambos integram as sessões de trabalho que procuram alinhar a ação salesiana com as necessidades emergentes da juventude, especialmente daqueles que se encontram em situações de maior vulnerabilidade.
O Capítulo Geral 29 está a decorrer em Turim-Valdocco, na Casa-Mãe Salesiana.
Para acompanhar no site, Youtube e redes sociais Facebook e Instagram da Agência ANS.


As Comissões do CG29
Comissão 1 (INGLÊS 1): Presidente: McDonnell Eunan; Secretário: Gunther Travis; Relator: Simon Leonhard Härting; Comunicação: Lourdusamy Don Bosco; Redação: Fidel Maria Orendain.
Comissão 2 (INGLÊS 2): Presidente: Stanislaus Swamikannu; Relator: Ashley Miranda; Secretário: John Alexander; Comunicação: Dominic Tran; Redação: Gregory Bicomog.
Comissão 3 (ITALIANO-INGLÊS): Presidente: Reinhard Gesing; Relator: Eric Cachia; Secretário: Edoardo Gnocchini; Comunicação: Peter Rinderer; Redação: Francesco Marcoccio.
Comissão 4 (FRANCÊS-ITALIANO): Presidente: Daniel Federspiel; Relator: Guillermo Luis Basañes; Secretário: Kolotcholoma Denis Soro; Comunicação: Roland Mintsa; Redação: Xavier De Verchère.
Comissão 5 (PORTUGUÊS-ITALIANO): Presidente: José Aníbal Milhais Pinto Mendonça; Relator: Tarcízio António de Castro Morais; Secretário: João da Silva Mendonça Filho; Comunicação: Francisco Inacio Vieira Junior; Redação: Roberto Dal Molin.
Comissão 6 (ESPANHOL-ITALIANO): Presidente: Marcelo Alfonso Farfán Pacheco; Relator: Leonardo Mancini; Secretário: Claudio Esteban Cartes Andrades; Comunicação: Filiberto González Plasencia; Redação: Pierfausto Frisoli.