Na noite de 16 de agosto, no Colle Don Bosco, o Cardeal D. Ángel Fernández Artime irá abandonar o cargo de Superior da Congregação Salesiana. Foi chamado pelo Papa Francisco a servir a Igreja como Cardeal.
É a primeira vez na história da Congregação Salesiana que um Sucessor de Dom Bosco é nomeado Cardeal e também a primeira vez que um Superior Salesiano é ordenado Bispo.
“Deus cuidou da nossa Congregação com tanto amor”, afirmou o Cardeal D. Ángel Fernández Artime na tradicional Festa da Gratidão ao Superior da Congregação, no dia 24 de junho, a última que lhe é dedicada.
Natural das Astúrias, foi eleito décimo Sucessor de Dom Bosco a 25 de março de 2014. Em 2020, foi reeleito para mais um mandato. Em julho do ano passado, o Papa Francisco anunciou a sua nomeação como Cardeal.
Doze mil pessoas assistiram, no dia 30 de setembro de 2023, no adro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, à cerimónia do Consistório presidido pelo Papa Francisco, em que D. Ángel foi feito Cardeal, com outros 20 purpurados.
Com a nomeação do Reitor-Mor, a Congregação Salesiana passou a ter na sua história 20 Cardeais.
Em abril, no dia 20, foi ordenado Bispo da Igreja Católica na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, e recebeu o título de Arcebispo Titular eleito de Ursona.
A ordenação foi presidida pelo Cardeal Emil Paul Tscherrig, Núncio Apostólico Emérito em Itália e na República de São Marino, e foram também ordenantes os salesianos Cardeal D. Cristóbal López Romero, Arcebispo de Rabat, Marrocos, e o Bispo Emérito de Gante, na Bélgica, D. Luc Van Looy. Na Basílica de Santa Maria Maior Cardeais, Arcebispos e Bispos, entre eles o Cardeal Konrad Krajewski, Esmoleiro Apostólico, e muitos salesianos felicitaram o novo Bispo.
Dez anos de reitorado
A “inesperada” nomeação veio interromper dez anos de reitorado, em que animou uma das maiores congregações religiosas com mais de 13.500 religiosos, presentes em 137 países com milhares de obras educativas e sociais dedicadas a crianças e jovens.
Antes de conhecer que encargos o Papa lhe irá confiar, D. Ángel garantia que “onde quer que vá e seja o que for que me peçam, haverá sempre uma atenção especial aos jovens, à educação e aos mais pobres”, disse numa entrevista ser esse o seu ADN.
Enquanto Reitor-Mor dirigiu a Congregação Salesiana e velou pela fidelidade ao carisma original de São João Bosco de evangelizadores dos jovens no mundo através da educação e da humanização.
Cardeal D. Ángel Fernández Artime em Portugal: “Sinto-me em casa”
No mês de maio, D. Ángel visitou o nosso País, onde esteve pela quarta vez. Participou na 72.ª Peregrinação Nacional da Família Salesiana a Fátima e aos membros da Família Salesiana afirmou sentir-se “em casa”. “Ter a possibilidade de viver momentos como este, estar com as pessoas, é muito importante”, referiu o Cardeal, lembrando o testemunho de fé que a Família Salesiana, homens e mulheres, leigos com vocação, podem oferecer ao mundo. O Cardeal recordou a necessidade da filiação a Nossa Senhora e o importante papel da Família Salesiana para a Congregação e para a Igreja.
“Eu também quero agradecer a todos”
Na Festa da Gratidão, D. Ángel agradeceu a colaboração e a confiança ao longo dos dez anos como Superior dos Salesianos de Dom Bosco. “Eu também quero agradecer a todos: à Congregação e à Família Salesiana”, e acrescentou “e pelos tantos milagres realizados na vida quotidiana de muitos jovens”.
Na noite de dia 16 de agosto, com os jovens do Movimento Juvenil Salesiano, no aniversário e na terra onde nasceu o fundador São João Bosco, terminará o seu mandato.
Fotografia: ANS, João Ramalho
Publicado no Boletim Salesiano n.º 604 de julho/agosto de 2024
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.