“Na era da Inteligência Artificial, não podemos esquecer que a poesia e o amor são necessários para salvar o humano. O que nenhum algoritmo conseguirá abarcar é, por exemplo, aquele momento de infância que se recorda com ternura e que continua a acontecer em todos os cantos do planeta, mesmo com o passar dos anos” (n.20).
É fascinante esta introdução do Papa Francisco à Encíclica Dilexit nos [Amou-nos] pela beleza e encanto que encerra e que revelam a luminosidade do coração humano. As recordações de infância, por mais insignificantes e inocentes que tenham sido, podem abrir “portas santas” que permitam o acesso ao núcleo mais profundo do ser, isto é, a “sede do amor com todas as suas componentes espirituais, psíquicas e também físicas”, como afirma o Papa. No coração guarda-se tudo quanto diz respeito ao ser humano, pois ele é o escrínio mais sagrado que se possui.
No que se refere à Família Salesiana é oportuno lembrar que, no Brasão da Congregação, idealizado por Dom Bosco, figura um coração ardente, flamejante, visto a centralidade das aspirações humanas, aquele motivo espiritual, emocional e físico que impulsiona a pessoa a avançar para as lutas da vida, até ao martírio, está condensado simbolicamente no coração, pois nele reside o amor. Diz o Papa: “Cada ser humano é criado sobretudo para o amor; é feito nas suas fibras mais profundas para amar e ser amado” (n.21). É belo pensar, neste contexto, na frase que Dom Bosco dirigia aos salesianos: “Não basta amar, é preciso mostrar que se ama”.
Convirá ainda recordar a mensagem do Vice-Reitor-Mor, quando se refere a “quanto Dom Bosco escreveu e trabalhou na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como amor divino que acompanha a nossa realidade humana”. E foi por isso que não se furtou a enormes sacrifícios para construir aquela que é a Basílica Maior em honra do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Roma.
O Papa explicita como é essencial a devoção ao Coração de Cristo, visto ser tal devoção “abertura ao mistério do amor divino e humano do Senhor” (n. 83).
A Família Salesiana tem razões para seguir as orientações que o Papa oferece nesta sua recente Carta Encíclica Dilexit nos.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 608 de março/abril de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.