Aos Salesianos foi confiada a coordenação da Cerimónia de Abertura da JMJ de 2022, que vai decorrer em Lisboa.
O Patriarcado de Lisboa está já ativo na preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2022. Este evento, como diz o Patriarca D. Manuel Clemente, será “único na história social e religiosa do nosso país” e por isso exige todo o empenho.
Os Salesianos foram convidados a integrar o Comité Organizador Local – Pastoral e foi confiado ao Pe. Luís Almeida a coordenação da cerimónia de abertura da JMJ no qual se viverá o momento do acolhimento do Santo Padre.
É sem dúvida uma grande responsabilidade a que nos é confiada, pois este será o primeiro evento oficial do Santo Padre na JMJ e marcará, por assim dizer, o rosto festivo e orante do evento. Como dizia Dom Bosco, os salesianos fazem tudo “pela Igreja e pelo Papa” e por isso é um desafio que abraçamos com grande alegria e sentido de serviço. Será, entretanto, formada uma equipa com jovens e adultos ligados aos Salesianos que prepararão este evento para que possa ser “o rosto salesiano da JMJ” como desejou D. Joaquim Mendes, coordenador da dimensão pastoral da JMJ, ao lançar o desafio ao nosso provincial Pe. José Aníbal Mendonça.
A toda a família salesiana de Portugal pedimos que rezem pela JMJ Lisboa 2022 e por esta equipa salesiana que nela terá um papel de grande responsabilidade.