A Agência de Notícias Salesiana, ANS, entrevistou o Pe. Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social. Após a publicação de “Caminhar com os jovens na cultura digital”, carta do Conselheiro publicada nos Atos do Conselho Geral, a Agência ANS falou com responsável da comunicação sobre o significado e objetivo do documento.
O Pe. Gildásio defende que a evangelização, missão da Igreja e da Congregação, “começa na interculturalidade”. “Manter um diálogo vivo, respeitando os diferentes pontos de vista, é de todo oportuno. Trabalhar com pessoas de outras religiões, ou distantes de uma abordagem religiosa, é muito importante para nós. Juntos, podemos cultivar o fermento da vida, do amor e do espírito de solidariedade que fervilha em cada pessoa. Não vencemos sozinhos. Somos um grande movimento de pessoas que atuam em mui variadas culturas e em todos os Continentes, a serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres. Somente assim poderemos cuidar da Casa Comum e construir a paz. Como comunicadores, somos sempre educadores dos jovens”, referiu.
O Pe. Gildásio explica ainda como manter a fidelidade à mensagem de Dom Bosco e do seu carisma. “Na minha opinião, afirma o responsável salesiano, é importante que continuemos a viver e a dar testemunho do carisma salesiano em todo o mundo. Os jovens são o grande dom que Deus nos dá. Estar entre eles, ouvi-los, caminhar a seu lado – como Dom Bosco nos ensinou – é a melhor maneira de não perder o contato com eles. Dom Bosco repetia que há sempre um projeto para cada um de nós: viver com alegria e generosidade a vida que Deus nos dá. Este é o coração da verdadeira comunicação!”, conclui o Conselheiro Geral para a Comunicação Social.