Consistório: D. Ángel Fernández Artime é cardeal

Doze mil pessoas assistiram à cerimónia no adro da Basílica de São Pedro, incluindo várias centenas de Salesianos, membros da Família Salesiana, amigos da obra salesiana, de Dom Bosco e do seu carisma. O Reitor-Mor dos Salesianos Cardeal Ángel Fernández Artime passa a ser o vigésimo cardeal salesiano na história da Congregação.

Foi oficialmente feito Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, durante o Consistório ordinário público de 30 de setembro de 2023.

O Papa Francisco presidiu à cerimónia e pronunciou a fórmula oficial de criação dos 21 novos cardeais. Um por um, ajoelhados à sua frente, impôs o solidéu, o barrete de cor púrpura e o anel cardinalício aos novos cardeais. O Cardeal Ángel Fernández Artime recebeu a Diaconia “salesiana” da Igreja de Santa Maria Auxiliadora, na Via Tuscolana.

O solene rito foi precedido pela leitura de uma mensagem de homenagem e agradecimento ao Pontífice pelo primeiro dos 21 cardeais indicados, o agostiniano Cardeal Robert Francis Prevost, Prefeito do Dicastério para os Bispos.

“Antes de ser apóstolos – sacerdotes, bispos, cardeais… – somos «Partos, Medos, Elamitas…». E isto deveria despertar em nós o estupor e o agradecimento, por termos recebido a graça do Evangelho em nossos respetivos povos de origem. Julgo que isto é muito importante e não deve ser esquecido”, afirmou o Papa, pedindo aos novos eleitos que conservem “estupor e reconhecimento” pela ação do Espírito Santo através da mediação de tantas pessoas: pais, avós, catequistas.

Francisco referiu ainda a importância da universalidade do Colégio Cardinalício, expressão de uma “sinfonicidade” e sinodalidade de toda a Igreja. “A diversidade é necessária, indispensável. Mas cada som deve concorrer para o fim comum. E para isso é fundamental que haja escuta recíproca… E que o regente da Orquestra esteja ao serviço dessa espécie de milagre que se opera todas as vezes que se executa uma sinfonia”, referiu.

Leia também  Ensino do inglês nas escolas salesianas passará a ter a certificação da Cambridge University Press & Assessment

A celebração terminou com a Bênção Apostólica aos fiéis presentes na Praça de São Pedro e as tradicionais visitas de cortesia aos novos cardeais, nos corredores do Palácio Apostólico vaticano.

A primeira Eucaristia como Cardeal foi celebrada no domingo, dia 1 de outubro, na Basílica Salesiana do Sacro Cuore, e foi participada por inúmeros salesianos, incluindo o Provincial e alguns membros do Conselho Provincial de Portugal, amigos da obra salesiana e familiares.

Brasão e lema

A heráldica é uma linguagem complexa, especial, constituída por uma miríade de figuras; e o brasão de um purpurado é também um sinal especial, expressão gráfica, síntese e mensagem do seu ministério. No caso do escudo do Cardeal Ángel Fernández Artime, SDB, a brasonaria – descrição heráldica – atualmente, não mostra o escudo fixado a uma cruz dourada vertical, porque o Reitor-Mor ainda não é Bispo. No centro do escudo, na primeira secção sobressai a característica figura de Jesus Bom Pastor; na segunda seção, ou capa, no alto, à esquerda, o dourado monograma coroado “MA”, referência a Maria Auxiliadora; na terceira secção, também no cimo, a âncora de prata, com corda vermelha. Timbra o escudo um chapéu com cordões e borlas vermelhos, sinal da dignidade cardinalícia. As borlas, em número de 30, dispõem-se pendentes, 15 de cada lado, na ordem de 1, 2, 3, 4, 5. Sob o escudo, legendado numa faixa de prata, o lema do novo cardeal D. Ángel em maiúsculas de cor preta: “SUFFICIT TIBI GRATIA MEA” (“Basta-lhe a minha graça”).

Artigos Relacionados