Samora Marcel ordenação diaconal

D. Francisco Senra Coelho presidiu à ordenação diaconal do salesiano Samora Marcel

Teve lugar no passado dia 5 de janeiro, Festa da Epifania do Senhor, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora, a ordenação diaconal do jovem seminarista salesiano Samora Marcel. D. Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora, presidiu à cerimónia.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, que durante a homília sublinhou a importância do diaconado referindo que “a diaconia é muito mais do que um serviço ministerial. É o local onde se experimenta a presença de Deus como Redentor e Salvador”.

Presentes como concelebrantes estiveram, além do Provincial dos Salesianos, Padre Tarcízio Morais, outros sacerdotes salesianos e também vários membros do clero arquidiocesano, designadamente docentes do Instituto Superior de Teologia de Évora, párocos da cidade de Évora e formadores do Seminário Maior.

No final, o novo diácono Samora Marcel recebeu os cumprimentos dos muitos presentes que encheram o templo, muitos deles seus conterrâneos.

Samora Marcel é natural de Timor, onde nasceu em 1991 e onde iniciou o seu processo de formação. Em 2017, o salesiano veio para Portugal onde prosseguiu a sua formação ao abrigo do protocolo de colaboração que, desde 2012, vigora entre a Província Portuguesa e a Visitadoria de Timor-Leste. Fez a profissão perpétua na Congregação Salesiana no ano de 2019. Nos últimos anos integrou a comunidade salesiana de Évora e frequentou o Instituto de Superior de Teologia.

Artigos Relacionados