D. Joaquim Mendes: 17 anos de serviço como Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Missa de agradecimento do Clero de Lisboa a D. Joaquim Mendes decorreu no Seminário dos Olivais no dia 31 de janeiro, Solenidade de São João Bosco. O Bispo Emérito Auxiliar de Lisboa deixa o Patriarcado após 17 anos de serviço.

Mais de 100 sacerdotes, diáconos permanentes e seminaristas participaram na Missa presidida pelo Patriarca D. Rui Valério de agradecimento ao Bispo D. Joaquim Mendes, Salesiano de Dom Bosco. A Eucaristia foi celebrada no Seminário dos Olivais no dia 31 de janeiro, Festa do Fundador dos Salesianos.

D. Rui Valério destacou a dedicação de D. Joaquim Mendes ao Patriarcado. “Próximo, disponível, atento, mas sobretudo – e é por experiência que falo – sem jamais regatear esforços, horas, quilómetros, soma de atividades que preenchiam o quotidiano da sua agenda. Quando se ama, o coração, e o próprio ser na sua integralidade, vive esta disponibilidade total, de forma incondicional”.

O Bispo Emérito Auxiliar de Lisboa agradeceu. “Servi com alegria, confiado sempre na sua graça e na sua misericórdia. A exemplo de São João Bosco, procurei, em tudo e sempre,  fazer a vontade Deus e buscar  a sua maior glória. Contudo, estou certo de que nem sempre o consegui”, afirmou.

D. Joaquim Mendes deixa o serviço no Patriarcado de Lisboa como Bispo Auxiliar, após este ter completado a idade limite estabelecida pelo Direito Canónico, 75 anos. 

D. Joaquim Augusto da Silva Mendes nasceu a 14 de março de 1948, em Castelões de Cepeda (Paredes), Diocese do Porto. Ingressou no noviciado dos Salesianos a 4 de outubro de 1974, emitiu os votos perpétuos a 15 de abril de 1981, e foi ordenado sacerdote em 1983. Foi Provincial dos Salesianos de Portugal entre 1999 e 2005.

Leia também  Peru: Colégio salesiano contribui para o desenvolvimento local de Monte Salvado, Cusco

A 21 de janeiro de 2008, o Papa Bento XVI nomeia-o Bispo titular de Caliabria e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. A ordenação aconteceu a 30 de março do mesmo ano, na igreja de Santa Maria de Belém, numa cerimónia presidida pelo então Cardeal-Patriarca D. José Policarpo.

No serviço no Patriarcado de Lisboa, como Bispo Auxiliar, D. Joaquim foi presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, participou no Sínodo dos Bispos de 2018 e era atualmente vogal das Comissões Episcopais da Pastoral Social e Mobilidade Humana e das Vocações e Ministérios.

Artigos Relacionados