A cerca de 50 km de Turim, na cidade de Ivrea, o Instituto Cagliero é atualmente gerido por um grupo de Salesianos Cooperadores. A obra foi fundada em 1892 para estudantes provenientes de toda a Europa e noviços italianos. A atenção ao território e a proximidade à população levaram à abertura do Oratório, em 1910. Em 1922, abre as portas aos jovens missionários. Hoje, o Instituto Cagliero continua a sua missão acolhendo crianças e jovens do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, sem barreiras sociais, religiosas ou culturais.
Desde setembro de 2020, a gestão foi confiada pelo Provincial salesiano aos leigos. Melisenda Mondini, salesiana cooperadora, foi nomeada nova Diretora e é assessorada por um grupo de Cooperadores que desde há vários anos colaboradora com a escola.
Esta nova gestão tem à sua frente um Conselho Diretivo presidido pelo Provincial salesiano com a presença do Delegado de Pastoral Juvenil, do Ecónomo Provincial, da Diretora e do Delegado salesiano.
A mudança foi recebida pelas famílias dos estudantes com serenidade e confiança.
Apesar de centenário, o Instituto Cagliero é uma escola moderna. Os alunos podem usufruir de quadros interativos, de uma rede wi-fi, de livros digitais, de iPads para as atividades individuais ou em grupo, de salas de aula dotadas de um computador para cada um, de instrumentos de robótica e de uma impressora 3d.
A inovação respira-se também nos projetos didáticos e laboratoriais que no decurso destes anos foram propostos aos alunos e que distinguem a oferta educativa da escola.
Os alunos do 1.º ciclo têm a oportunidade de adquirir sólidas competências na língua inglesa graças a um horário que prevê mais duas horas letivas para além das horas curriculares.
Além disso, os alunos podem obter o certificado ICDL, reconhecido em mais de 100 países, que atesta o nível essencial de competências informáticas e web.
A oferta formativa estende-se ainda ao âmbito artístico, musical, desportivo e teatral.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 599 de julho/agosto de 2023
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.