Decreto "Deroga"

Decreto “Deroga”: Papa Francisco estende mandato do D. Ángel Fernández Artime à frente da Congregação até 16 de agosto

No mesmo dia da Ordenação Episcopal do Cardeal D. Ángel Fernández Artime, o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco comunicou aos Irmãos Salesianos o decreto Deroga” do Papa Francisco que autoriza o D. Ángel a continuar a sua função de Reitor-Mor por mais alguns meses, após a Ordenação Episcopal.

D. Ángel Fernández Artime terminará o seu serviço como Reitor-Mor na noite de 16 de agosto de 2024, após a celebração do 209.º Aniversário de Nascimento de São João Bosco, no Colle Don Bosco, no contexto da conclusão do Sínodo dos Jovens e das celebrações do bicentenário do Sonho dos Nove Anos.

O decreto de “deroga” – que indica uma “exceção ao que está legislado” –, foi enviado pelo Pontífice ao Reitor-Mor na véspera da ordenação, a 19 de abril.

Na comunicação enviada pelo Reitor-Mor a todo o mundo salesiano e à Família Salesiana, o Cardeal D. Ángel Fernández Artime esclarece “oficial e definitivamente” a sua situação pessoal em relação “à nossa querida Congregação e Família Salesiana”.

“Há algum tempo, o Papa Francisco expressou-me o desejo de que a minha ordenação episcopal ocorresse neste tempo pascal, juntamente com o nosso irmão salesiano Dom Giordano Piccinotti, e que eu pudesse continuar o meu serviço até uma data adequada”, explicou.

Através do decreto, o Papa Francisco autoriza a continuar por mais um período como Reitor-Mor, tendo já recebido a consagração episcopal. “De acordo com o Papa Francisco, encerrarei o meu serviço como Reitor-Mor na noite de 16 de agosto do presente ano de 2024, após a celebração dos 209 anos de nascimento do nosso pai no Colle Don Bosco. No mesmo dia, celebraremos com os jovens o encerramento do Sínodo dos Jovens, do qual terão participado 370 jovens do mundo todo, por ocasião do bicentenário do Sonho dos Nove Anos, que em Dom Bosco foi um sonho-visão e um programa de vida que chegou até nós. Naquela tarde, num ato simples, assinarei a minha carta de renúncia, de acordo com o artigo 128 das nossas Constituições, e entregarei esse documento ao Vigário do Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, que, de acordo com o artigo 143, assumira ad interim o governo da nossa Congregação até à eleição do Reitor-Mor no CG29, a realizar-se em Valdocco (Turim), a partir de 16 de fevereiro de 2025“.

Leia também  Antigos Alunos nas Secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas e da Internacionalização

A partir dessa data, o Cardeal D. Ángel Fernández Artime ficará ao serviço do Papa Francisco.

O Reitor-Mor termina a nota referindo: “A minha última palavra neste momento é dirigida a Dom Bosco que, sem dúvida, continuará a cuidar da sua Congregação e da sua preciosa Família”.

Artigos Relacionados