No dia Mundial dos Refugiados, que se celebra hoje, 20 de junho, o Serviço Jesuíta aos Refugiados inaugura o novo centro de acolhimento em Vendas Novas, situado nas antigas instalações do Colégio de São Domingos Sávio.
O novo centro é o resultado de uma parceria entre os Salesianos e aquele serviço da Companhia de Jesus. A colaboração começou a ser desenhada em 2020 e consistiu na celebração de um contrato de comodato nas antigas instalações do Colégio de São Domingos Sávio, em Vendas Novas, onde passará a funcionar o novo centro do Serviço Jesuíta aos Refugiados.
“Como nos diz o Papa Francisco, nós somos chamados a acolher, promover, acompanhar e integrar todos os que nos batem à porta. São famílias que procuram paz e segurança. São mulheres, crianças e homens que procuram a nossa hospitalidade, atenção, acolhimento”, lembra o Pe. Tarcízio Morais, para quem esta iniciativa é uma união de esforços na concretização desse dever.
A cerimónia de inauguração tem lugar hoje, com início às 10h30, e contará com a presença do Diretor-Geral do JRS Portugal, André Costa Jorge, o Provincial da Congregação Salesiana, Pe. Tarcízio Morais, e o Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, Pe. Miguel Almeida.
Na cerimónia intervêm também o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, e o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Costa Freitas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, associa-se à iniciativa com o envio de uma mensagem que será apresentada na cerimónia.