Terminou no domingo, 22 de fevereiro, no Salesianum, de Roma, a reunião da Consultoria Mundial para a Comunicação Social dos Salesianos de Dom Bosco.
Nos quatro dias de trabalho os 22 membros da Consultoria Mundial, académicos e especialistas de vários setores das empresas de comunicação, representantes das sete regiões salesianas do mundo, centraram a sua atenção na formação para a comunicação dos Salesianos e na análise e projeção para o futuro das Editoras Salesianas.
Os temas da formação permanente para Comunicação Social e das Editoras Salesianas foram analisados do ponto de vista da sua complementaridade na missão salesiana. Em ambos os casos, foi frutuosa a representatividade regional e cultural, a combinação de juventude e maturidade, de proveniência académica e experiência específica dos participantes.
Sobre as Editoras foi sublinhado que tais empresas, para realizar o seu objetivo educativo-pastoral e enfrentar com êxito os vários desafios que continuamente se lhes apresentam, devem ser claramente integradas no Projeto Orgânico e no Diretório Provincial, com os mesmos direitos e deveres de todas as obras que cumprem a missão salesiana.
Quanto à formação, o documento atualizado com vista à sua aplicação dirige-se às mesmas pessoas e organismos a que se refere a ‘Ratio’, como suporte ao seu crescimento vocacional, isto é, a todos os Salesianos, de modo especial aos Provinciais e aos seus Conselhos; aos Delegados e às Comissões Provinciais de Formação de Comunicação Social; aos formadores e aos formandos; e a todos aqueles que têm algum cargo na formação dos Salesianos e leigos que compartilham o espírito e a missão salesianos.
Ambos os Documentos originados do encontro da Consultoria seguirão agora a fase de estudo e aprofundamento pelos Dicastérios para a Formação e a Comunicação, e pelo Economato Geral, respetivamente, antes da sua aplicação nas diversas fases da formação, nas editoras e na Congregação.