Promovida pela equipa de Comunicação dos Salesianos de Espanha, a 11.ª Jornada de Comunicação Salesiana, teve lugar, em Sevilha, no Colegio Mayor Universitario San Juan Bosco, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Subordinado ao tema “Comunicar hoje, olhando o amanhã”, este encontro reuniu mais de uma centena de participantes, que foram desafiados a refletir sobre os desafios e oportunidades da comunicação no contexto atual.
Tendo como objetivo apresentar diferentes perspetivas de como a mensagem salesiana pode continuar a ser divulgada na era digital, a 11ª Jornada de Comunicação Salesiana reuniu um interessante painel de oradores, especialistas em assuntos como Inteligência Artificial, redes sociais, RGPD e Branding.
O encontro teve início com a intervenção do Pe. Javier Valiente, Delegado Nacional para a Comunicação Social dos Salesianos de Espanha, que deu as boas-vindas aos participantes, lançando algumas pistas sobre a temática: “devemos estar ligados”, tudo o que fazemos deve ter como meta a educação e a evangelização dos jovens”. O orador abordou, ainda, outras ideias, nomeadamente: “como nos devemos preparar para os novos cenários?”, e ainda, “qual o papel da evangelização digital”. Para o Pe. Javier Valiente, embora as mudanças tecnológicas sejam inevitáveis, a chave reside na mentalidade comunicativa que se desenvolve, bem como na capacidade de dialogar com a cultura contemporânea.
O Delegado da Comunicação dos Salesianos de Espanha terminou a sua intervenção encorajando os participantes a refletirem sobre a forma como a tecnologia afeta o ser humano, bem com a serem sujeito ativo no trabalho de formação da mentalidade salesiana, no mundo digital.
Redes sociais: evangelizar no digital
Seguiu-se a intervenção do Pe. Sergio Codera, um sacerdote salesiano, pároco da presença salesiana de Jesús Obrero, que partilhou a sua experiência no digital.
Demonstrando como a evangelização pode ganhar uma outra dimensão, através das redes sociais, o influencer recordou Dom Bosco que nos ensinou a estar onde os jovens estão.
O sacerdote apelou, ainda, à formação crítica dos jovens, incentivando-os a usar as ferramentas digitais com responsabilidade. “Não podemos esquecer que somos educadores. Somos cidadãos ativos, ajudando os jovens a conhecer as ferramentas, ensinando-os a utilizá-las com espírito crítico”, sublinhou.
Depois de partilhar algumas rotinas e de explicar de que forma desenvolve o seu trabalho, o Pe. Sergio Codera concluiu a sua apresentação reforçando que devemos sempre “evangelizar com a vida e com o exemplo”.
Inteligência Artificial: desafio para a educação
Não é possível “pensar o futuro” sem falar sobre Inteligência Artificial (IA). Andrés Corbacho, uma referência no meio escolar e um especialista na matéria, esteve presente nesta Jornada de Comunicação para apresentar algumas ideias e reflexões sobre a melhor forma de usar a Inteligência Artificial.
Destacando a Inteligência Artificial como um grande desafio para a Educação, Andrés Corbacho referiu que, atualmente, e graças à IA, é possível falar de novas profissões como a de formador de IA ou de especialista. Desta forma, e na opinião do orador, os educadores, bem como o próprio ensino, têm de, necessariamente, adaptar-se a todas as inovações: “Nós, educadores, temos de dar um passo em frente na forma como perguntamos, na forma como avaliamos. Devemos procurar educar jovens bem preparados e bem formados”.
Concluiu, sublinhando a importância de ensinar os jovens a fazerem perguntas pertinentes.
RGPD: como tratar dados pessoais
Advogada, formadora e escritora, Laura Davaro fez uma apresentação sobre a proteção de dados, destacando a relevância do consentimento informado e da gestão consciente da partilha das informações pessoais.
Transmitindo, a todos, a sua paixão pelo tema, Laura falou sobre direitos fundamentais, regulamentos e instruções, obrigações legais, relações contratuais, artigos do RGPD, casos e soluções, direitos e deveres.
Este foi um momento relevante para esclarecer dúvidas e colocar questões sobre todos estes temas.
No final, a advogada deixou uma nota importante: “quando utilizamos um dado, temos de pensar se ele é realmente necessário para o que estamos a fazer”. Na sua opinião esta é a melhor forma de começar a tratar os dados pessoais “corretamente”.
Humanizar o digital
O primeiro dia da 11ª Jornada de Comunicação terminou com as intervenções de Felipe e Andy Stalman. Felipe apresentou a Geração Z, dando a conhecer os principais interesses e valores dos nossos jovens. Andy Stalman, uma autoridade na área do Branding, com trabalhos desenvolvidos nos cinco continentes, partilhou a importância da autenticidade no processo de comunicação de uma marca.
Destacando o valor de se estar “ligado”, Andy partilhou ideias para melhorar a comunicação no mundo salesiano. Para o “Mr. Branding”, tal como é reconhecido internacionalmente, é importante que as pessoas compreendam que, nas redes sociais, atrás de cada conta, está uma pessoa. Assim, e na sua opinião, “valorizar o humano, num contexto hiperdigitalizado”, vai certamente fazer da marca “Salesianos”, uma “referência”.
Os jovens como protagonistas
O segundo dia do encontro teve início com a partilha e troca de ideias entre os participantes, a que se seguiram quatro workshops: plano de crise, plano de comunicação para as redes sociais, SEO e Capcut.
O encontro terminou com uma mesa-redonda, protagonizada por diversos jovens, onde foram apresentadas algumas experiências de diversas casas salesianas de Espanha, onde os jovens são os protagonistas na área da comunicação. Destaque para a experiência “Nós comunicamos”, de Rota; para o podcast “Com voz jovem”, dos Salesianos de Triana; para o projeto Electroweek, dos Salesianos de Pe. Aramburu de Burgos; para a Amics Media, de Valencia San Antonio Abad; para a presença nas redes sociais de Jesús Rodríguez de Huelva, um influencer salesiano que cresceu no Centro Juvenil de Carabela e que conta já com mais de 200 mil seguidores, sendo, também, presença assídua em diferentes meios de comunicação; bem como para o grupo de Teatro Amorevo, dos Salesianos de Paseo, em Madrid.
Depois de apresentarem cada um dos projetos, os jovens deixaram algumas propostas, nomeadamente: dar visibilidade às opiniões dos jovens, ser autêntico, deixar que os jovens tomem a iniciativa de fazer e de organizar, envolver os jovens nas equipas de comunicação das casas, isto porque, e na sua opinião, “os melhores criadores de conteúdos são aqueles que depois os vão consumir”.
Presença da equipa de Comunicação de Portugal: fortalecer laços e partilhar experiências
A participação da equipa de Comunicação dos Salesianos de Portugal nesta Jornada de Comunicação Salesiana, em Espanha, representa uma oportunidade privilegiada de partilha, aprendizagem e fortalecimento dos laços que unem o trabalho de ambas as equipas de Comunicação.

Para o Delegado da Comunicação de Portugal, Pe. Álvaro Lago, este encontro é, sem dúvida, um “espaço de diálogo sobre as melhores práticas, estratégias e desafios na área da comunicação, sempre com o objetivo de transmitir, de forma clara e autêntica, o carisma salesiano”. Por outro lado, estar em sintonia com as equipas de Comunicação de outros países permite-nos “compreender as novas dinâmicas, identificar oportunidades de colaboração e reforçar a nossa identidade comum ao serviço dos jovens”, concluiu o Pe. Álvaro Lago.