Quarenta novos Delegados de Pastoral Juvenil de todo o mundo receberam formação em Roma. A “Escola de Delegados de Pastoral Juvenil Salesiana” proporcionou partilha, oração e formação.
Decorreu entre os dias 7 e 17 de maio, em Roma, a “Escola de Delegados de Pastoral Juvenil Salesiana” destinada aos novos delegados da Pastoral Juvenil das diferentes províncias dos Salesianos de todo o mundo. Nesta edição participaram 40 novos ou futuros delegados. Foi um momento, por isso, de intensa partilha, oração e formação.
O objetivo desta formação, iniciada há alguns anos, é ajudar os irmãos a quem foi confiada esta missão a ter uma visão de conjunto da Congregação e das diferentes regiões, e formar os novos responsáveis para os diferentes documentos de referência deste serviço de animação, tão precioso da missão salesiana. O encontro proporcionou ainda a partilha de boas práticas e o estudo dos elementos fundamentais e transversais da ação pastoral.
Foi por tudo isto um momento muito rico de formação e transformação pessoal para melhor servir cada uma das províncias, procurando trabalhar em maior sinodalidade, comunhão e entusiasmo. O encontro incluiu ainda a visita a algumas casas salesianas e o contacto com a equipa mundial da Pastoral e com alguns dos conselheiros mundiais de importantes sectores, complementando a formação teórica com conhecimentos práticos, com vista à revitalização da ação pastoral dos Salesianos.