Notícia atualizada, 18h28
Dois elementos do Agrupamento 320 de Évora, com o apoio dos Salesianos, solidarizaram-se com a população de Valência. Os dois voluntários estão a ajudar a limpar os estragos causados pela chuva forte e inundações da semana passada.
Equipados com material de limpeza, já se encontram em Valência, Espanha, dois elementos do Agrupamento 320 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), sediado na paróquia salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora. Trata-se de um ato solidário para com as vítimas da intempérie que assolou aquela zona do país vizinho.
O chefe do agrupamento, António Nabeiro, e Filipe Nabeiro, chefe da III Secção, partiram de Évora no domingo, 3 de novembro, e já chegaram ao destino, Valência, zona onde se concentraram os maiores impactos da Dana (Depressão Isolada de Altos Níveis) na terça-feira, 29 de outubro.
O fenómeno meteorológico extremo foi registado em várias localidades da Comunidade Autónoma de Valência, na costa do Mediterrâneo, onde já estão confirmados mais de 200 mortos e há ainda mais de mil desaparecidos, e com consequências devastadoras em habitações, bens, infraestruturas, redes de abastecimento de água e de luz.
A partida da ajuda de Évora aconteceu no domingo, com o apoio logístico da comunidade salesiana. O objetivo da ação é a ajuda ao próximo. Os dois escuteiros estão a colaborar na limpeza dos espaços.
Ajuda entregue à população
O Centro Juvenil Entre Amigos e o Colégio Salesianos São João Bosco de Valência estão a colaborar na recolha e distribuição de bens de primeira necessidade às populações. A primeira ajuda já foi enviada a Paiporta, Albal e Algemesí.
“A ajuda também foi entregue à AAVV Natzaret (Associação de Moradores) para posterior distribuição a outras cidades e aldeias afetadas onde não nos foi possível entregar a ajuda diretamente”, divulgaram os Salesianos de Valência.