A Comissão das Escolas Salesianas da Europa está a promover um estudo para avaliar o bem-estar e a saúde mental dos alunos e docentes salesianos. Em Portugal, o estudo vai abranger os alunos com mais de 10 anos e os docentes de todas as escolas da Fundação Salesianos.
As Escolas Salesianas em Portugal foram convidadas pela Comissão das Escolas Salesianas da Europa a participar num estudo sobre o bem-estar socio-emocional nas escolas salesianas da Europa.
O objetivo da investigação é ajudar os responsáveis das Escolas Salesianas a conhecer melhor a realidade em que vivem os alunos e o pessoal docente dos centros educativos salesianos, e, com base nessa informação, convidar as comunidades educativas a desenvolver estratégias de intervenção e de mudança que contribuam para melhorar a qualidade académica e o bem-estar emocional.
Em Portugal, o estudo vai abranger todas as escolas da Fundação Salesianos, num total de seis escolas.
O estudo prevê a realização de um inquérito, entre os dias 23 e 28 de maio, aos alunos com 10 e mais anos e aos docentes. Os resultados do inquérito serão depois analisados e enviados a cada escola para serem apreciados e servirem para melhorar a qualidade académica e o bem-estar emocional.
A Comissão das Escolas Salesianas da Europa inclui as escolas dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora da Europa e Médio Oriente.
Vão participar nesta pesquisa europeia todas as escolas das Províncias Salesianas de Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido e Turquia e as escolas das Filhas de Maria Auxiliadora de Espanha, Hungria e Polónia, num total de mais de 100.000 inquiridos.