Etiópia: Escola salesiana entrega primeiros diplomas após cinco anos de interrupção pela pandemia e pela guerra

Etiópia: Escola salesiana entrega primeiros diplomas após cinco anos de interrupção pela pandemia e pela guerra

Após cinco anos de pausa forçada – primeiro devido à pandemia da Covid-19 e depois à guerra civil – a comunidade salesiana de Mek’ele, no norte da Etiópia, celebrou a sua primeira cerimónia de entrega de diplomas, marcando uma etapa significativa no caminho da região rumo à plena recuperação e para o futuro da presença salesiana local.

A festa teve a presença de alunos, familiares, amigos e autoridades religiosas, e um convidado especial: Cesare Bullo, salesiano coadjutor e missionário italiano que dedicou quase 50 anos ao serviço na Etiópia. A sua presença teve um significado especial no momento em que a Congregação Salesiana se prepara para lançar as celebrações do 50.º aniversário de presença salesiana na Etiópia (1975-2025).

A cerimónia foi uma prova da resiliência e determinação dos alunos, professores e funcionários, que perseveraram nessa conquista apesar de dificuldades inimagináveis. O compromisso da comunidade salesiana com a educação e a capacitação dos jovens necessitados tem sido um farol de esperança na região. Mesmo nos momentos mais difíceis da guerra na região, as quatro comunidades salesianas de Tigray (Mak’ele, Adigrat-Gola, Adwa e Shire) sempre estiveram ao lado da população, na assistência e ajuda necessárias.

Artigos Relacionados