Faleceu o Pe. Nuno dos Santos Afonso

A Missa Exequial decorrerá hoje, 22 de outubro, pelas 18h30 na capela dos Salesianos de Manique. Amanhã, terça-feira, dia 23, terá lugar o funeral em Sobreiró de Cima (Vinhais, Bragança) pelas 17 horas.

O Pe. Nuno dos Santos Afonso nasceu a 2 de novembro de 1928. Fez a Profissão Religiosa em 1944 e foi ordenado Sacerdote em 1953. Exerceu a atividade educativa e sacerdotal nas casas salesianas da Namaacha (Moçambique), de Vila do Conde, de Izeda, de Lourenço Marques (Moçambique), do Porto, de Lisboa, de Mirandela e de Poiares da Régua, tendo terminado em Manique a sua peregrinação neste mundo.

Como sabemos, o Pe. Nuno estava muito doente e debilitado na Residência Artémides Zatti. Ultimamente foi levado ao hospital para lhe ser retificada a prótese que há anos lhe tinha sido implantada na anca. Após esta última intervenção, e ainda no hospital, desencadeou-se uma infeção numa perna.

Foi neste contexto que nos veio a dolorosa notícia da morte do Pe. Nuno, no sábado, dia 20 de outubro de 2018.

As cerimónias de sufrágio pelo Pe. Nuno terão início esta tarde, segunda-feira, dia 22, na capela dos Salesianos de Manique, com a Missa Exequial pelas 18h30, e oração às 21 horas. Amanhã, terça-feira, dia 23, terá lugar o funeral em Sobreiró de Cima (Vinhais, Bragança) pelas 17 horas, precedido da Eucaristia às 16 horas no Seminário de Vinhais, Diocese de Bragança-Miranda.

Imbuído do espírito salesiano, viveu em dedicação total, com simplicidade, afabilidade e em atitude de serviço. Um dos traços mais distintivos do Pe. Nuno foi certamente a sua proximidade com os alunos, com os jovens. Peçamos ao Senhor que nos envie quem lhe siga os passos.

Leia também  Ucrânia: a ajuda ainda é precisa

Agradecemos a Deus a vida do Pe. Nuno dos Santos Afonso, certos de que Deus o recompensa pela sua entrega generosa à missão da Congregação ao serviço da juventude, de quem esteve sempre tão próximo ao longo de toda a sua vida.

Secretaria Provincial

Artigos Relacionados