Faleceu no dia 3 de novembro, aos 90 anos de idade, o sacerdote salesiano Pe. Daniel dos Santos Geraldes.
Era natural de Morais (Macedo de Cavaleiros – Bragança). Professou na Congregação em 1952 e foi ordenado presbítero em 1962. Depois de exercer a sua atividade educativo-pastoral nas casas do Estoril, Lisboa e Izeda, foi enviado para Moçambique (Namaacha e Lourenço Marques-Maputo). Aí viveu e sofreu os penosos e conturbados tempos pós-independência. Durante algum tempo, esteve vinculado ao presbitério da diocese de Joanesburgo, primeiro, e de Bragança, depois.
A partir de 2002, a sua atividade pastoral desenvolveu-se nas paróquias salesianas de Vendas Novas, Évora, Mogofores e Mirandela.
A grande dedicação à educação dos jovens ao longo da sua vida era comprovada pelas memórias que nos últimos anos gostosamente partilhava connosco, de factos que viveu nos colégios de Lisboa, Izeda, Namaacha e Maputo. Sensibilidade estética e aptidão para as artes manuais são outros traços que marcaram a sua personalidade e as casas salesianas onde esteve.
O Pe. Daniel pertencia atualmente à comunidade de Manique, na Residência Artémides Zatti.
O funeral decorreu ontem, em Manique. O corpo do Pe. Daniel Geraldes foi sepultado no Cemitério do Estoril.
Rezamos pelo descanso eterno do Pe. Daniel dos Santos Geraldes, pedindo que a sua vida entregue a Deus e aos irmãos seja semente de novas vocações para a nossa Província e para a Visitadoria de Moçambique, onde trabalhou também tantos anos como missionário.