Fundação Salesianos organiza Fórum de Discussão sobre o Ensino Profissionalizante

Fundação Salesianos organiza Fórum de Discussão sobre o Ensino Profissionalizante

Nos dias 23 e 24 de outubro vai decorrer, nos Salesianos de Lisboa, o Fórum sobre o Ensino Profissionalizante. Evento, com participação limitada, organizado pela Fundação Salesianos através do Centro de Formação Salesianos, vai juntar especialistas da área.

João Costa, antigo ministro da Educação; Joaquim Azevedo, membro do Conselho Nacional de Educação; João Santos, da Comissão Europeia; João Miguel Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE); José Pacífico, Escola Profissional de Imagem EPI/ETIC; Magda Vicente, diretora da Escola Profissional Val do Rio – Pólo do Estoril; e Miguel Esquíroz, Fundação DBTech, da Província Portuguesa de Santiago el Mayor – Madrid, são os oradores convidados.

João Costa, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Educação, fará a sua intervenção no primeiro dia, às 10 horas, sobre a autonomia Pedagógica e de Flexibilidade Curricular.

Às 11h30, intervindo à distância, por videoconferência, o Professor da Universidade Católica Portuguesa e membro do Conselho Nacional de Educação, Joaquim Azevedo, fará a apresentação da evolução do Ensino Profissional em Portugal e na Europa e perspetivas de futuro.

João Santos, chefe de Unidade Adjunto na Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão na Comissão Europeia em Bruxelas, entidade responsável pelo Ensino e Formação Profissional, bem como pela orientação política do programa Erasmus+ neste sector, trará à discussão qual o perfil de escola e de aluno do Ensino Profissionalizante. A sua intervenção será às 14h30.

Para distinguir e definir modelos de Ensino Profissionalizante ou Profissional, foi convidado o diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), João Miguel Gonçalves, que fará a sua comunicação no dia 24, quinta-feira, pelas 9 horas.

Seguem-se, às 11 horas, as apresentações de três casos práticos de sucesso em Portugal e Espanha. José Pacífico, da Escola Profissional de Imagem (EPI), irá apresentar o exemplo da Escola de Tecnologia Imagem e Comunicação (ETIC). Magda Vicente, diretora do Pólo do Estoril da instituição, vai apresentar o modelo da Escola Profissional Val do Rio que oferece diversos cursos nas áreas tecnológicas e sociais. Miguel Esquíroz, da Província Salesiana de Santiago el Mayor – Madrid, vai apresentar a Fundação DBTech, recentemente criada.

Leia também  “Don Bosco Global Youth Film Festival”: Salesianos criam festival de cinema jovem

As intervenções serão seguidas de momentos de discussão moderados pelo diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queirós e Melo.

O evento, com participação limitada, é dirigido aos diretores, administradores, diretores pedagógicos, psicólogos, professores e salesianos das várias escolas e presenças salesianas em Portugal.

Vão participar no Fórum de Discussão sobre o Ensino Profissionalizante 44 diretores, professores e psicólogos das casas salesianas do Estoril, Évora, Funchal, Lisboa, Manique, Porto e Setúbal.

“Quase todas as nossas escolas nasceram profissionais”, recorda Marcos Dias da Silva, coordenador da Equipa Provincial das Escolas Salesianas e Diretor Pedagógico dos Salesianos do Porto, tendo sofrido obrigatoriamente uma reestruturação “com o fim abrupto que tiveram nos anos 70”. Para o organizador do evento, o propósito do encontro “é refletir e conhecer bem a realidade do Ensino Profissional”, e “aprofundar a oferta formativa nas escolas salesianas, perspetivando-a numa lógica de autonomia, flexibilidade e inovação”.

No encontro serão apresentados os resultados de um inquérito realizado a alunos do 8.º ao 12.º ano das escolas salesianas sobre o ensino profissionalizante.

Artigos Relacionados