Graça Alves é a nova diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal, na Madeira. O anúncio da nomeação foi feito, em nota da Diocese do Funchal, pelo Bispo D. Nuno Brás.
Na cerimónia da tomada de posse, no dia 21 de outubro, Graça Alves defendeu que o Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) deve ser “um polo de cultura e de missionação, quer para os madeirenses quer para os visitantes”. “Paixão pelo trabalho” e “sentido de missão” foram expressões usadas pela nova responsável da instituição na tomada de posse.
Graça Alves, escritora e investigadora, é Salesiana Cooperadora. Colabora há vários anos com o Boletim Salesiano. Recentemente, publicou no podcast Tempo de Sol do Boletim Salesiano hoje.
No novo plano de atividades da instituição um dos objetivos principais é aumentar as visitas dos próprios madeirenses. “Queremos muito tornar também o Museu de Arte Sacra um lugar importante e imperdível”, explicou Graça Alves.
Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, reforçou a importância do museu para a região e reiterou o compromisso do Governo Regional em apoiar o MASF, nomeadamente através de parcerias e cooperação institucional.
O MASF reúne grande parte do património da diocese do Funchal e da região, composto por coleções de pintura, escultura, ourivesaria, têxteis e paramentaria religiosa, que testemunham cinco séculos de história da Ilha da Madeira.