Cerca de 50 educadores e comunicadores salesianos participaram nas Jornadas Salesianas de Comunicação, que decorreram na sexta-feira, dia 7 de junho, nos Salesianos de Manique. Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da comunicação em ambiente escolar”, um grupo de oradores, que incluiu jornalistas, comunicadores e docentes, apresentou algumas noções sobre esta nova tecnologia, oportunidades, desafios e aplicações.
Pe. Javier Valiente, salesiano espanhol, delegado da Comunicação dos Salesianos de Espanha; Octávio Carmo, vaticanista e jornalista da Agência Ecclesia; Joana Beleza, subdiretora de áudio e multimédia do Grupo Impresa; Bruna Ferreira, storyteller e Content Manager da Quidgest; Rodrigo Castro, fundador e CEO da Educa-te, Carla Nave e Ana Marta Flores, investigadoras do iNova Media Lab, João Filipe Matos, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa, e Pedro Cabral, gestor da plataforma NAU, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, apresentaram visões sobre o impacto que a Inteligência Artificial está a ter na comunicação e na educação, e em todas as áreas da atividade humana, cultural, económica, política.
Na conclusão do encontro, o Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais, defendeu que a IA, como ferramenta, tem o potencial de ajudar os educadores. Sobre o encontro, para o responsável dos Salesianos, as Jornadas Salesianas de Comunicação “foram um dia de abertura de horizontes e de possibilidades para refletir como aplicar à realidade” da escola salesiana. “Sobretudo como educadores, penso que nos cabe termos a capacidade criativa de utilizar estas ferramentas, mas também a habilidade de orientar os nossos alunos para o seu uso com sentido crítico, ético e para a valorização do outro”, concluiu.