Iraque

Iraque: Recordar a coragem e o martírio dos cristãos

Objetos religiosos profanados pelos jihadistas do Daesh durante os anos em que aterrorizaram as terras da Planície de Nínive, entre eles um cálice destruído por uma bala pelos terroristas numa das igrejas cristãs profanadas. A exposição temporária esteve na igreja de Santo Condestável, em Lisboa, e pretendeu recordar a coragem e o martírio dos cristãos do Iraque.

O testemunho do martírio dos cristãos no Iraque foi dado pelo Arcebispo de Erbil, D. Bashar Warda, que concelebrou a Eucaristia presidida por D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, no domingo, 27 de outubro, na igreja de Santo Condestável, na paróquia dos Salesianos, em Lisboa. A celebração foi transmitida em direto pela RTP1.

O Arcebispo veio a Portugal a convite da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre, nos 10 anos da invasão de Nínive pelos jihadistas do Daesh. O objetivo da visita foi recordar a coragem e o martírio dos cristãos, e agradecer o apoio de organizações internacionais, como a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, às comunidades religiosas do Iraque.

A viagem de D. Bashar Warda a Portugal incluiu a presença do Arcebispo no Porto, na iniciativa “Noite das Testemunhas” e no Fórum Ecuménico Jovem, e em Aveiro, para uma conferência e a celebração da Eucaristia.

Iraque

Artigos Relacionados