À quarta edição, a Jornada Salesiana de Comunicação debruçou-se sobre a importância de saber “contar notícias”, usando bem os meios técnicos e as redes sociais e sobre a necessidade dos Planos de Comunicação Provinciais.
No dia 24 de fevereiro de 2018, nas instalações da sede dos Salesianos de Madrid, decorreu a IV Jornada Salesiana de Comunicação em que participaram cinco funcionários dos Salesianos de Portugal: dois das Edições Salesianas no Porto, dois da Sede Provincial em Lisboa e um dos Salesianos do Estoril.
No acolhimento aos cerca de 90 participantes, o Pe. José Luis Burguera, dos Salesianos de Valência, apresentou uma mensagem vídeo enviada pelo Pe. Filiberto González, Conselheiro do Reitor-Mor para a Comunicação Social, enviada de Nairobi no Quénia, onde se encontra com o Reitor-Mor e o seu Conselho, e vários Conselheiros Regionais.
Os três conferencistas foram o Pe. Javier Valiente, delegado nacional da comunicação dos Salesianos de Espanha, Fernando Cueto, publicitário, criativo, estratega, consultor e escritor, e Fernando Maciá, diretor da HumanLevel Communications.
A primeira conferência, do Pe. Javier Valiente, tratou da organização e eficiência dos meios para a comunicação das obras salesianas. Está em curso a definição dos Planos de Comunicação Provinciais e é importante que todas as Províncias, obras, escolas salesianas, etc., conheçam e apliquem uma política comum.
Fernando Cueto, publicitário, criativo, estratega, consultor e escritor, com muitos anos de experiência, falou sobre a importância de saber como contar histórias. O termo “storytelling” aplica-se a muitas situações: pode servir para contar uma história, para uma marca criar uma campanha publicitária, mas é também para uma instituição ligar-se aos seus destinatários, construir laços e construir memória. Se bem contada, uma história transforma, no caso de uma empresa, um nome em pessoas.
Por fim Fernando Maciá ajudou os participantes a tornar a comunicação mais eficaz, com dicas para melhorar a mensagem e o uso dos meios disponíveis, conhecendo e usando as melhores ferramentas para os utilizadores e para melhorar os resultados e a relevância dos conteúdos que colocamos on-line.