IV Jornada Salesiana da comunicação: como contar as nossas histórias

À quarta edição, a Jornada Salesiana de Comunicação debruçou-se sobre a importância de saber “contar notícias”, usando bem os meios técnicos e as redes sociais e sobre a necessidade dos Planos de Comunicação Provinciais.

No dia 24 de fevereiro de 2018, nas instalações da sede dos Salesianos de Madrid, decorreu a IV Jornada Salesiana de Comunicação em que participaram cinco funcionários dos Salesianos de Portugal: dois das Edições Salesianas no Porto, dois da Sede Provincial em Lisboa e um dos Salesianos do Estoril.

No acolhimento aos cerca de 90 participantes, o Pe. José Luis Burguera, dos Salesianos de Valência,  apresentou uma mensagem vídeo enviada pelo Pe. Filiberto González, Conselheiro do Reitor-Mor para a Comunicação Social, enviada de Nairobi no Quénia, onde se encontra com o Reitor-Mor e o seu Conselho, e vários Conselheiros Regionais.

Os três conferencistas foram o Pe. Javier Valiente, delegado nacional da comunicação dos Salesianos de Espanha, Fernando Cueto, publicitário, criativo, estratega, consultor e escritor, e Fernando Maciá, diretor da HumanLevel Communications.

A primeira conferência, do Pe. Javier Valiente, tratou da organização e eficiência dos meios para a comunicação das obras salesianas. Está em curso a definição dos Planos de Comunicação Provinciais e é importante que todas as Províncias, obras, escolas salesianas, etc., conheçam e apliquem uma política comum.

Fernando Cueto, publicitário, criativo, estratega, consultor e escritor, com muitos anos de experiência, falou sobre a importância de saber como contar histórias. O termo “storytelling” aplica-se a muitas situações: pode servir para contar uma história, para uma marca criar uma campanha publicitária, mas é também para uma instituição ligar-se aos seus destinatários, construir laços e construir memória. Se bem contada, uma história transforma, no caso de uma empresa, um nome em pessoas.

Leia também  Salesianos reunidos em Capítulo Provincial 2019

Por fim Fernando Maciá ajudou os participantes a tornar a comunicação mais eficaz, com dicas para melhorar a mensagem e o uso dos meios disponíveis, conhecendo e usando as melhores ferramentas para os utilizadores e para melhorar os resultados e a relevância dos conteúdos que colocamos on-line.

Artigos Relacionados