A 29.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos foi uma celebração do desporto, da amizade e da sã competição. De 24 a 27 de abril ,a presença dos Salesianos do Funchal acolheu as comitivas de todo o país para a prova anual que junta crianças e jovens das várias presenças dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora em várias modalidades desportivas.
Sob o lema “Dá o melhor de ti”, a 29.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos juntou no Funchal 1.100 jovens atletas salesianos. Basquetebol, Futsal, Natação, Voleibol e Ténis de Mesa foram as modalidades em competição neste evento desportivo. Do continente, viajaram várias comitivas, num total de 650 atletas, que se juntaram aos 450 alunos do Funchal em prova. Os alunos de Arcozelo, Cascais, Estoril, Évora, Lisboa, Manique, para além das equipas de escolas e clubes locais, juntaram-se aos alunos do Funchal para uma celebração do desporto.
Há mais de 30 anos que os Jogos Nacionais Salesianos celebram o desporto praticado nas escolas e ambientes salesianos em Portugal, juntando, anualmente, centenas de jovens atletas. Esta foi a terceira vez que o Funchal foi palco destes Jogos: em 2001, 2007 e 2025.
Presentes nos principais momentos solenes estiveram autoridades locais civis e religiosas, com destaque para a presença do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
“Dá o melhor de ti” promove o crescimento e superação individual
Este ano, o lema dos Jogos, “Dá o melhor de ti”, sublinhou a dimensão humana e formativa cristã da competição, do crescimento, do respeito pelo adversário e da superação individual. Mais do que a vitória, os Jogos Nacionais Salesianos representam uma festa das comunidades educativo-pastorais salesianas. Desporto, alegria e convívio, sublinhou o Padre Provincial, são os elementos mais importantes deste evento, “em que todos são campeões”.
As provas decorreram em vários espaços da Escola Salesiana e nas instalações da Escola Jaime Moniz, da Escola Secundária Francisco Franco e do Pavilhão Rafael Gomes. Pela primeira vez na história dos Jogos Nacionais Salesianos a competição incluiu uma prova em água abertas. Cerca de 80 atletas realizaram a distância de 200 metros no Complexo Balnear da Barreirinha.
Ao longo dos quatro dias da prova ouviu-se o hino da 29.ª edição. A música é uma homenagem à Ilha da Madeira, à cultura e à música tradicional do arquipélago. A composição teve a colaboração do Musicentro dos Salesianos do Estoril, letra do salesiano Pe. Simão Cruz, música, orquestração e performance instrumental de António Ferreira, vozes de Alberto Oliveira, Alberto Araújo, Maria Meireles, Juliana Branco e Rui Drumond, e mistura e masterização de Paulo Muiños.
No final, como é hábito, foi anunciado o organizador dos Jogos Nacionais Salesianos do próximo ano. A presença Salesiana de Évora, que vai celebrar em 2026 os 100 anos da chegada dos Salesianos, foi a escolhida.
Os principais eventos do programa tiveram transmissão ao vivo, como a chegada e desfile das comitivas e a cerimónia de abertura, com centenas de pessoas a assistir aos diretos no canal do Youtube.
A Eucaristia e a cerimónia marcaram o encerramento dos Jogos Nacionais Salesianos 2025.