Jornada de fé e renovação para redescobrir Maria

Jornada de fé e renovação para redescobrir Maria

IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora. Portugal recebeu um evento único promovido pela Associação de Maria Auxiliadora. Mais de 1300 participantes, de 44 países, tiveram oportunidade de redescobrir Maria, Auxiliadora dos Cristãos, Mãe e Mestra dos Salesianos.

Realizado, em Fátima, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2024, o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora foi um evento de grande relevância para a Família Salesiana e devotos de Maria Auxiliadora. Subordinado ao tema “Dar-te-ei a Mestra”, o congresso destacou a importância da devoção a Maria Auxiliadora e o seu reconhecimento como Mãe e Mestra, no seio da Família Salesiana.

O encontro, que acontece de quatro em quatro anos, reuniu mais de 1300 participantes, de 44 países, com destaque para a presença de educadores, catequistas, jovens, todos membros de diferentes grupos da Família Salesiana. Espanha, Itália e Portugal foram os países que contaram com o maior número de participantes. Durante todo o congresso teve lugar uma ampla e diversificada gama de atividades que incluiu conferências, testemunhos, momentos de oração, visitas culturais e celebrações litúrgicas. Todas as atividades foram cuidadosamente pensadas de forma a abordar temas relevantes para a Família Salesiana, especialmente no que à devoção a Maria Auxiliadora diz respeito.

Redescobrir Maria

A abertura teve a presença do Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo; do Bispo da Diocese Leiria-Fátima, D. José Ornelas; do Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Joaquim Mendes; do Vigário do Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio; do Provincial, Pe. Tarcízio Morais; da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora,
Ir. Chiara Cazzuola; do Pe. Joan Luis Playá, delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana; do Pe. Gabriel Cruz e da Irmã Carmen Lucrécia Uribe, animadores mundiais da ADMA; e de Renato Valera, presidente da ADMA Primária de Valdocco.

Leia também  Igreja: Publicada Exortação Apostólica "Christus vivit"

Entre os conferencistas puderam ouvir-se as reflexões do Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima; do Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, o teólogo Pe. Andrea Bozzolo; da psicóloga, psicoterapeuta e Salesiana Cooperadora italiana Maria Rita Scrimieri; do biblista espanhol Pe. Juan José Bartolomé; da teóloga, docente e especialista em Mariologia, Ir. Adriana Silva do Uruguai; e do Postulador da Causa dos Santos Salesianos, o italiano Pe. Pierluigi Cameroni.

O aprofundamento do estudo da figura de Maria, da mensagem de Fátima, de Maria como elemento essencial no projeto salvífico de Deus, a sua importância para a vida e obra de São João Bosco, e a relação necessária, como Mãe e Mestra, na educação dos jovens de hoje, foram argumentos que reforçaram a confiança na sua intercessão e proteção.

Unidos em oração pela paz

No programa foram também incluídos alguns testemunhos pessoais sobre a presença e ação de Nossa Senhora. O Bispo Auxiliar de Donetsk, na Ucrânia, D. Maksym Ryabukha, falou sobre a sua devoção a Maria e partilhou uma mensagem de esperança, resistência e fé sobre a atualidade do seu país. “Com a graça e proteção de Maria ainda ninguém do Oratório ficou ferido ou foi atingido mortalmente”, destacou. O Bispo ucraniano presidiu ao Terço e à procissão de velas pela paz, pedindo a intercessão de Maria para todos os conflitos e injustiças do mundo.

No último dia do encontro, o Pe. Stefano Martoglio apresentou as conclusões do Congresso antes de presidir à Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, que celebrou a união e a fé da Família Salesiana.

Ver mais: conferências, fotografias e vídeos

Fotografia: Douglas Azevedo e Mário Cerdeira

Artigos Relacionados