Pe. Rossano Sala apresentou reflexão sobre o caminho sinodal e algumas das linhas orientadoras para o fortalecimento da mentalidade projetual e da planificação pastoral.
Terminaram na Casa Dom Bosco em Lisboa as Jornadas de Formação e Planificação de Pastoral promovidas pela Pastoral Juvenil Salesiana. Com o tema “Fazer equipa para crescer juntos – Para um acolhimento salesiano do caminho sinodal”, o orador convidado, Pe. Rossano Sala, sdb, Secretário Especial do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, destacou a importância dos documentos deste caminho sinodal, o Instrumentum Laboris, o Documento Final do Sínodo e a Exortação Apostólica pós-sinodal Christus vivit. Durante os três dias, de 24 a 26 de junho, partindo da sua experiência de Sínodo, o Pe. Rossano partilhou com os cerca de 50 agentes educativo-pastorais a sua experiência de universalidade, de comunhão e de serviço.
O Pe. Rossano promoveu ainda a reflexão e o trabalho em sub-temas, em cada um dos dias da formação. “Entrar no caminho sinodal” foi o primeiro tema, salientando a importância de criar processos, num caminho comum. Seguiu no segundo dia para o tema “Habitar a condição juvenil” e concluiu com a temática do discernimento. Os intervenientes tiveram a oportunidade de, ao longo desta formação muito rica, aprofundar a reflexão com trabalho de estudo pessoal, de partilha em grupo e posteriormente em assembleia. Na conclusão das Jornadas, dia 26, foi apresentado o Tema Pastoral para 2019/2020 para as obras salesianas de Portugal e Cabo Verde, “És missão. Estou contigo”, e várias propostas pastorais de animação.
Nestes dias chegámos ao sentir do coração da Igreja, percebendo que os jovens nos pedem para ser uma Igreja que caminhe com eles e, nesse sentido, uma Província Salesiana que seja sinal de renovação.