Duas jovens, ligadas à Família Salesiana de Arouca, participaram na Missão da GAS’ África, Grupo de Ação Social em África e Portugal, na presença salesiana de N’dalatando, na Província de Cuanza Norte, em Angola.
Carolina e Leonor Sousa Soares, irmãs, 21 anos, sempre tiveram vontade de se desafiarem, encarando o voluntariado como um dos seus objetivos de vida. Tiveram conhecimento através de colegas que a Associação Gas’ África realizava missões e, desde outubro, começaram a fazer formação, com grande apoio dos seus pais, para perceber se tinham capacidade para enfrentar tal desafio, partindo para o terreno numa missão. A missão foi precedida também da angariação de fundos, material médico e escolar, para levar na missão.
A 250 quilómetros de Luanda, a Casa Salesiana de N’dalatando tem um centro de formação profissional, com ensino de línguas, informática e contabilidade; e escola primária, com cerca de 800 alunos. O Movimento Juvenil Salesiano tem muita vitalidade, com cerca de 900 jovens. A missão teve a duração de dois meses, e, durante esse período, um grupo de quatro jovens portuguesas, incluindo as duas jovens de Arouca, deu formação a adultos, crianças e jovens.
Para os responsáveis do Centro Local do MJS de Arouca, a experiência das duas jovens será também uma mais-valia para os outros jovens de Arouca. “Irão, sem dúvida, enriquecer ainda mais o MJS local e trazer para nós conhecimento para partilhar com os nossos futuros ADS de Arouca. Aguardamos que assim seja. Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora estarão com elas”.
Texto: Victor Cruz, MJS