Jubileu preparação

Jubileu 2025: Basílica de São Pedro iniciou preparativos para abertura da Porta Santa

A abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, que terá lugar no dia 24 de dezembro de 2024, marca o início do Jubileu. “Nos dias que precedem o início de um Jubileu, procede-se ao rito da recognitio das Portas Santas, cerimónia durante a qual é demolida a parede que fecha a porta do lado de dentro da Basílica e se verifica o conteúdo da caixa metálica que estava guarda dentro da parede, desde o encerramento do Jubileu precedente”, explica o serviço de informação Vatican News.

Na noite de segunda-feira, 2 de dezembro, foi realizado o rito da recognitio da Porta Santa da Basílica de São Pedro, fechada no último Jubileu e que será reaberta para o novo Ano Santo.

O rito teve início com a oração do Cardeal Arcipreste Mauro Gambetti. Os sampietrini, nome dado aos trabalhadores da Basílica de São Pedro, demoliram a parede que tapa a Porta Santa do lado de dentro da Basílica, “extraindo a caixa metálica ali conservada desde o dia do encerramento do último Jubileu, o da Misericórdia, em 20 de novembro de 2016”.

A caixa guarda a chave que abre “a Porta Santa na noite de 24 de dezembro, as manilhas, o pergaminho da Rogito que atestou o seu encerramento, quatro tijolos dourados e algumas medalhas, incluindo as dos Pontificados de Francisco, Bento XVI e João Paulo II”, refere o Vatican News.

A mesma cerimónia repete-se nas outras três Basílicas Papais, no dia 3 na Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, no dia 5 de dezembro em São Paulo fora-dos-muros, e no dia 6 de dezembro em Santa Maria Maior.

Fonte: Vatican News

Artigos Relacionados