Papa Francisco discursa na ONU

“Laudate Deum”, Exortação Apostólica : É preciso agir

Os governos mundiais não fizeram o suficiente para travar a crise climática, desde a cimeira de Paris, em 2015, diz o Papa.

O Papa Francisco considera que os governos mundiais não fizeram o suficiente para travar a crise climática, desde a cimeira de Paris, em 2015, ano em que publicou a sua Encíclica Ecológica e Social Laudato si’. Nas doze páginas que decidiu escrever, com esta Exortação Apostólica, o Papa retoma algumas ideias da Encíclica, constatando o pouco que foi feito e reforça a urgência da ação.

O Papa, num tom de uma certa amargura, introduz a Exortação afirmando que “com o passar do tempo, dou-me conta de que não estamos a reagir de modo satisfatório, pois este mundo que nos acolhe, está a esboroar-se e talvez a aproximar-se de um ponto de rotura”.

A Exortação Apostólica foi publicada antes da Convenção do Clima, a COP 28, que teve lugar no Dubai e para a qual as expetativas eram muito baixas. E o Papa, de uma forma clara, achou por bem chamar a atenção para isso e para a necessidade de inverter este rumo de descida ou abismo em que nos encontramos há muito tempo. E, numa apreciação séria da realidade presente, o Papa assinala que, independentemente da rotura se verificar ou não, o “impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e famílias. Sentiremos os seus efeitos em termos de saúde, emprego, acesso aos recursos, habitação, migrações forçadas e noutros âmbitos”.

O documento alerta para avanços tecnológicos e da inteligência artificial que se baseiam na “ideia de um ser humano sem limites”, observando que “nem todo o aumento de poder é um progresso para a humanidade”.

O Papa propõe como alternativa aprender com as culturas indígenas. O Boletim Salesiano, em muitas das suas edições, refere exemplos de boas práticas de diversas presenças salesianas, particularmente entre os povos indígenas.

Leia também  Movimento Laudato Si’: Salesianos do Estoril/ Programa Ecoescolas celebra Dia Mundial do Ambiente

Francisco, convida, por fim, na sua Exortação Apostólica Laudate Deum a criar uma “nova cultura”, com uma mudança responsável no estilo de vida.

Vale a pena tentar boas práticas que por todo o mundo se multiplicam!

Fotografia: Vatican Media

Publicado no Boletim Salesiano n.º 604 de julho/agosto de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados