Mariana Esteves, judoca dos Salesianos de Lisboa, alcançou um feito extraordinário ao garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A judoca tem tido um desempenho impressionante ao longo das competições internacionais, e assegurou a sua vaga através de um acúmulo consistente de pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judo (IJF). A atleta do Artisport dos Salesianos de Lisboa vai representar a Guiné em Paris.
Filha de pai português e mãe africana, Mariana Esteves tem dupla nacionalidade e representa a Guiné desde 2022.
A atleta de 28 anos compete na categoria de peso -57 kg. A judoca sagrou-se bicampeã africana no passado mês de abril, tendo acumulado várias vitórias nas provas internacionais que lhe garantiram agora o apuramento para os Jogos Olímpicos, que se vão realizar na capital francesa, nos meses de julho e agosto.
Na qualificação, Mariana defrontou adversárias de alto nível em torneios ao redor do mundo para conquistar esta oportunidade única. A sua dedicação, o trabalho árduo, e o apoio técnico e emocional da equipa dos Salesianos de Lisboa, nomeadamente dos seus treinadores Mestre Eduardo Garcia e Mestre Nuno António, foram fundamentais para alcançar este marco na sua carreira desportiva.
Mariana Esteves expressou a sua alegria e gratidão após a confirmação da sua qualificação: “Este é um sonho tornado realidade. A qualificação para os Jogos Olímpicos é o culminar de muitos anos de treino e sacrifício. Estou muito grata a todos que me apoiaram ao longo deste caminho, especialmente ao meu clube, treinadores, colegas de treino e família”.
A presença da Mariana nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é motivo de orgulho para os Salesianos de Lisboa. A sua presença no maior palco desportivo mundial será uma oportunidade para a judoca mostrar todo o seu talento e determinação.
A comunidade desportiva e os Salesianos de Lisboa celebram esta conquista da Mariana, ansiosos por vê-la competir e representar o seu clube e a seleção da Guiné com excelência e espírito desportivo.
Fotografias: Federação Internacional de Judo