Marrocos: Salesianos estudam possibilidade de aplicação do Plano Mattei

De 25 a 27 de novembro, realizou-se a segunda visita missionária no contexto da nova Circunscrição Especial do Norte da África (CNA), relativa às possibilidades oferecidas pelo Plano Mattei, do Governo Italiano.

A primeira ocorreu na Tunísia, em outubro, e a segunda em Marrocos, com a participação do Pe. Luca Barone, da Sede Central Salesiana, de Roma, acompanhado pelo Pe. Pietro Bianchi.

Recebidos no aeroporto de Rabat pelo Vigário da Província, Pe. Piotr Wolny, durante a estadia, conheceram o trabalho que os seis salesianos da Comunidade, de seis nacionalidades diferentes, realizam com paixão em solo marroquino.

A Escola Dom Bosco de Kenitra é composta por um Jardim de Infância com 210 crianças, uma escola primária com 641 crianças e uma secundária com 241 alunos; mais um Centro de Formação Profissional para 90 jovens (visando formação profissional civil, industrial e elétrica de automação).

O trabalho pastoral do Centro Paroquial e Juvenil oferece um panorama completo da ação educativa salesiana.

O encontro com o embaixador italiano, Armando Barucco, e com os seus colaboradores permitiu uma troca de conhecimentos e a possibilidade de colaboração. Particularmente significativas foram duas reuniões, uma com o Cardeal salesiano de Rabat, D. Cristóbal López Romero, e outra com os 12 diretores das escolas católicas do Marrocos reunidos na Associação ECAM, da qual o Diretor da Casa salesiana, Pe. Alexandre Damians, é o Delegado Arquiepiscopal.

A estima em torno dos salesianos é o testemunho do trabalho realizado em contexto islâmico.

Artigos Relacionados