Na semana de 18 a 24 de fevereiro, um grupo de jovens, alunos do ensino secundário dos Salesianos de Lisboa, abraçou o desafio proposto pela Pastoral e partiu em missão. Foram 32 missionários que rumaram até Peniche para servir a comunidade e levar Jesus e a sua alegria aos outros.
Durante esta semana, os missionários dividiram-se em diferentes comunidades e estiveram ao serviço das diversas valências do Centro Social Padre Bastos e do Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde animaram os idosos dos lares e do centro de dia, bem como as crianças da creche, pré-escolar e centro de acolhimento. Ao longo da missão, propuseram também atividades a toda a comunidade, como a Via-Sacra e o jantar em comunidade, tendo sido acolhidos em casa de famílias para jantar e partilhar as várias experiências. Foram também os missionários que animaram as Eucaristias e o terço da paróquia.
O grupo dos missionários fortaleceu a sua ligação e amizade com os diferentes momentos que foram propostos ao grupo: noite de dúvidas, testemunhos, oração diária da manhã e da noite, partilhas e tempos de jogo e alegria.
A Missão Anima deu a todos os missionários uma semana de plena comunhão com Deus e também várias aprendizagens para o futuro. Na verdade, este foi mais um ano em que um grupo de pessoas tão distintas se juntou em prol do mesmo objetivo: servir o próximo e levar alegria.
“Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós”. A frase de Antoine de Saint-Exupéry reflete bem o que se vive na Missão Anima.