O antigo aluno dos Salesianos do Funchal Pe. Manuel Fidelino Jardim, Missionário Comboniano do Coração de Jesus, está ao serviço da população e da Igreja do Uganda.
O missionário é mestre de noviços numa casa com 26 jovens de sete nacionalidades, perto do “grande santuário dos mártires do Uganda”.
“O noviciado é este tempo para aprender a rezar, é o tempo para ser transformado pela oração, o centro da vida do missionário, do consagrado, é Deus, e quando Deus faz parte da nossa vida, ver tudo com os olhos de Deus, isso transforma a nossa realidade”, explicou à Agencia Ecclesia o sacerdote.
O sacerdote natural da Madeira partiu para o Congo em 1992 na sua primeira missão. Ali, apesar do “choque” do “isolamento”, encontrou ajuda numa comunidade de “missionários felizes” e nas próprias pessoas. O sacerdote comboniano viveu 25 anos na República Democrática do Congo, antigo Zaire.
“O missionário não vem com uma cultura, ele vem com uma mensagem, vem com uma Boa Nova”, afirmou. “Claro que tem a sua cultura mas o que ele traz é a Boa Nova”.
Fotografia: Agência ECCLESIA/HM