No dia seguinte à apresentação da Exortação Apostólica Laudate Deum, publicada a 4 de outubro, os Jardins do Vaticano acolheram cientistas, ambientalistas, ativistas e elementos da sociedade civil e da cultura. Cientistas e ambientalistas unidos à Laudate Deum.
Giorgio Parisi, Prémio Nobel da Física 2021; Vandana Shiva, cientista, ativista e ambientalista; Carlo Petrini, criador do movimento Slow Food; o escritor Jonathan Safran Foer; Luisa-Marie Neubauer, dos Fridays for Future; Benoit Halgand, cofundador das organizações juvenis francesas Pour un réveil écologique e Lutte et Contemplation; duas “vítimas climáticas”, um jovem imigrante líbio e uma animadora do Movimento Laudato Si’ da Sicília; e o fotógrafo Arthus-Bertrand Yann defenderam documento do Papa Francisco e a necessidade de um compromisso pelo clima.
Fotografia: Vatican Media
Alterações climáticas/Notícias ambientais
Novo recorde de CO2 emitido
O relatório anual divulgado na cimeira da ONU sobre o clima (COP28) concluiu que aumentou a quantidade de dióxido de carbono lançado para a atmosfera. Em 2023 atingiu-se um nível recorde. São 40,9 mil milhões de toneladas.
Reciclagem vai à Escola
A Sociedade Ponto Verde lançou uma nova edição da Academia Ponto Verde para 1.500 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, de norte a sul do País, aprenderem mais sobre a reciclagem de embalagens. As escolas podem candidatar-se para receber a formação.
400 árvores plantadas
Os alunos do Instituto Técnico Dom Bosco de Embu, no Quénia, plantaram mata com 400 árvores. Iniciativa faz parte do projeto de sustentabilidade ambiental dos Centros de Formação Profissional “Greening TVET Program”.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 601 de janeiro/fevereiro de 2024
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.