Equador, Salesianos criam Projeto de Ecologia Integral

Movimento Laudato si’: Salesianos do Equador criam Projeto de Ecologia Integral

A Província Salesiana Sagrado Coração de Jesus, do Equador, está a implementar o Projeto de Ecologia Integral, que vem a ser preparado desde 2020.

Em fases sucessivas, os Salesianos do Equador estão a promover: formação através de webinários; criação de Comités Locais de Meio Ambiente, uma Comissão Provincial para o Meio Ambiente e uma Comissão de Inspeção Técnica para o Meio Ambiente, para coordenar e apoiar.

Com uma equipa de professores da Universidade Politécnica Salesiana, foi realizado um diagnóstico inicial de gestão ambiental em cerca de 40 obras e casas salesianas, para medir o consumo de energia e de água, e avaliar a gestão de resíduos e áreas verdes.

“O que procuramos não é apenas ativismo, mas um sistema que esteja ligado a todas as atividades planeadas e que possa acompanhá-las”, afirmam.

Notícias ambientais

© Salesianos do Estoril
Programa ECOEscola

Durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, os alunos dos Salesianos do Estoril receberam formação sobre o semáforo da fome. Um grupo de ECOdelegados do 2.º e do 3.º ciclos fizeram a sensibilização dos alunos do 1.º Ciclo durante o “bom-dia”.

© Agência Ecclesia
10 anos da “Laudato si'”

Foi há 10 anos, a 24 de maio de 2015, que o Papa Francisco publicou a Encíclica Laudato si’. “Esta encíclica é um marco, não apenas para a Igreja, mas também para a humanidade”, afirmou a diretora-executiva do Movimento Laudato si’, Susana Réfega.

© Laudatosi.org
Novo curso “online”

O Curso de Ecologia Integral é ministrado por um corpo docente de reconhecidos académicos, líderes e ativistas de todo o mundo, e consiste em seis módulos de 90 minutos. Em maio, o Movimento Laudato si’ promove uma conferência internacional online.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 608 de março/abril de 2025

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados