D. Ivo Scapolo, novo Núncio Apostólico em Portugal, chegou a Lisboa no dia 29 de outubro.
D. Ivo Scapolo, nomeado pelo Papa Francisco Núncio Apostólico em Portugal, (Embaixador da Santa Sé), chegou no dia 29 de outubro a Lisboa, tendo deixado a Representação Pontifícia do Chile, onde estava colocado desde 2011.
Sua excelência o senhor D. Ivo Scapolo, nasceu em Pádua a 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978; entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984 e exerceu funções nas representações pontifícias de Angola, Portugal e Estados Unidos da América. Como Núncio Apostólico representou a Santa Sé na Bolívia, Ruanda e Chile.
À sua chegada, várias individualidades presentes entre as quais D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, o Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, a Chefe do Protocolo do Estado e o Subchefe e representantes de instituições religiosas e civis que apresentaram cumprimentos de boas vindas.
Sua Excelência, em data a anunciar, apresentará Cartas Credenciais ao senhor Presidente da República, que o acreditará como Embaixador da Santa Sé e Decano do Corpo Diplomático, tendo, ontem, quarta- feira, apresentado Carta do Secretário de Estado do Vaticano ao Presidente da CEP que o acredita junto da Igreja, em Portugal.
Desejando a D. Ivo Scapolo uma serena e feliz estadia, fazemos votos para que a sua ação eclesial e diplomática seja profícua no aprofundamento das relações seculares entre a Igreja e o Estado.