Um dos projetos disponibiliza duches a crianças pobres de Roma, num espaço do centro para a infância disponibilizado pelo Instituto Salesiano.
A Esmolaria Apostólica, departamento da Santa Sé que coordena as iniciativas de caridade do Papa, criou no mês de setembro um projeto que oferece banhos a crianças pobres de Roma.
O projeto-piloto dos duches solidários segue-se à abertura de uma farmácia social. Após um ano experimental em que foram recolhidos e doados quase 9 mil medicamentos, no valor de 88 mil euros, destinados a 15 mil doentes pobres, foi inaugurada oficialmente a “farmácia de rua”.
“Estamos em guerra contra a pobreza”, afirma Lucia Ercoli, presidente de uma associação italiana de médicos voluntários, a ‘Medicina Solidária’, que gere seis consultórios itinerantes com o apoio da Esmolaria Apostólica.
A responsável assinala que no bairro de Tor Bella Monaca, na periferia romana, há crianças com feridas, porque há meses dormem em caravanas, sem condições de higiene.
O portal Vatican News explica que, perante esta realidade, a associação italiana decidiu avançar para a inauguração de um projeto-piloto que disponibiliza duches, num centro para a infância do Instituto Salesiano.
Fonte: Agência Ecclesia, texto: Octávio Carmo