Cerca de 7.500 crianças dos cinco continentes estiveram na segunda-feira no Vaticano para um encontro com o Papa Francisco no âmbito do evento patrocinado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação.
Após o cumprimento inicial do Cardeal José Tolentino de Mendonça e de um espetáculo musical, as crianças receberam o Papa em euforia. Francisco explicou o nome da iniciativa, “Aprendamos com as crianças”: “Fico sempre feliz quando as encontro, porque me ensinam sempre algo novo”.
Eram 7.500 crianças em barulhenta alegria por estarem ali, na presença do Papa Francisco, erguendo cartazes com saudações várias. O Pontífice pediu, e insistiu, e fez-se silêncio para rezar e abençoar a assembleia.
As crianças rezaram o Pai-Nosso com o Papa e fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra. O encontro previa também que as crianças pudessem colocar questões ao Papa.
Lembrou as mudanças climáticas, a fome, a guerra e a pobreza, e afirmou que o diálogo constrói a Paz.
O encontro terminou com todos a cantarem “We are the World”, música publicada em 1985 na iniciativa “USA for Africa” de recolha de fundos para ajuda humanitária e combate à fome em África.
No final, o Papa Francisco dirigiu-se à Estação Vaticano, onde quis pessoalmente desejar boa viagem a alguns grupos que partiam no Comboio Rock disponibilizado pela companhia ferroviária italiana “Ferrovie dello Stato”.
Fotografias: © Serviço Fotográfico – Vatican Media/ANS