O Pe. David Bernardo, ao celebrar Bodas de Platina de Primeira Profissão e de Diamante de Ordenação Sacerdotal, merece especial menção, não só pelas datas comemorativas que assinala, como também pelo seu espírito fraterno e empenhado em construir relações amistosas e pela generosidade em servir, amando.
O que mais chama a atenção na sua maneira de ser é gostar das pessoas.
Gosta de comunicar.
Gosta de sorrir.
Gosta de dirigir a palavra.
Gosta de enaltecer.
Gosta de gostar dos outros.
Foi sempre um obreiro da vida.
Inteiramente desapegado das coisas materiais, pôs ao serviço dos jovens os dons que recebeu, deixando obra significativa por onde passou.
Vale a pena referir alguns passos do longo e rico percurso realizado.
1946: Poiares da Régua, aldeia alcandorada num dos cocurutos das terras vinhateiras do Douro, foi o lugar onde se deu o primeiro contacto com os salesianos.
1950: Mogofores, Primeira Profissão Religiosa.
1951: Estoril, Curso filosófico.
1954: Funchal, estágio salesiano.
1957: Sherfield English, Curso teológico
1961: Estoril: Ordenação Sacerdotal
Goa: diretor escolar
1964: Macau: diretor
1971: Lisboa, ecónomo provincial
1987: PROVINCIAL
1996: Estoril, diretor
2002: Funchal, diretor
2008: Manique, diretor
2014: Manique, encarregado da Residência Artémides Zatti.
Às vezes parecemos estar suspensos à espera de um sinal para tomar uma decisão de vida, quando o importante é estar disposto a aprender com a sabedoria dos pequenos passos que, como se vê, no currículo do homenageado, o levou a longínquas paragens, para além de ter desempenhado cargos de alta responsabilidade a favor dos jovens e das comunidades.
Neste tempo de escassez de vocações, em que os corações juvenis parecem impermeáveis ao chamamento de Deus, a vida do Pe. David Bernardo é testemunho de partilha qualificada, de missão cumprida e de exemplo a seguir.
Parabéns, Pe. David Bernardo.
Ad multos anos!