No livro “Portugal Católico – A beleza na diversidade”, ao longo de 14 capítulos e 800 páginas, com diversos temas e autores, é feito o retrato do catolicismo português contemporâneo. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, foi escolhido para ilustrar a diocese de Aveiro.
No capítulo “Rezar, Celebrar e Peregrinar” é apresentado um texto sobre os santuários existentes no País. “Existem em Portugal cerca de 160 santuários, de dimensões muito variadas, uns mais visitados que outros; desse enorme conjunto, foi selecionado um número muito reduzido, à razão de um santuário por diocese, com base meramente ilustrativa”.
Na diocese de Aveiro foi escolhido o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores. No texto é apresentada a história do santuário e é explicada a devoção à Auxiliadora dos Cristãos, com “origem numa invocação de Santa Maria de incrustadas raízes, foi instituída pelo papa Pio VII em 1816, depois de libertado da condição de prisioneiro de Napoleão”.