No início do Ano Santo de 2025, a Postulação Geral Salesiana divulgou o cartaz da Santidade Salesiana relativo a 2024, bem como o dossiê das várias causas de santidade da Família Salesiana em curso.
“Um forte convite a renovar o chamamento universal à Santidade” é como a Agência de Notícias Salesiana qualifica a apresentação do dossiê e o cartaz da Postulação Geral Salesiana. A ANS publicou a lista dos principais eventos relativos às várias causas de santidade da Família Salesiana decorridos em 2024.
“Trata-se de discernir a reputação de santidade de um batizado, que viveu em grau heroico as Bem-Aventuranças evangélicas ou que deu a vida por Cristo”. E, por isso, uma Causa de Beatificação e Canonização é um evento de “extraordinária relevância e valor eclesial”.
A Postulação Salesiana envolve 179 Pessoas: 10 Santos, 117 Beatos, 20 Veneráveis, 26 Servos de Deus. As Causas diretamente acompanhadas pela Postulação são 61 (mais cinco extra).
O Dossiê, lembra o Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana, Pe. Pierluigi Cameroni, sdb, após apresentar a lista e o estado de cada Causa, revela os eventos de 2024, entre os quais: a inauguração e a bênção, no dia 4 de junho de 2024, na comunidade Zeferino Namuncurá, de Roma, pelo então Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, das novas instalações da Postulação Geral Salesiana (biblioteca, arquivo, armazenamento das relíquias, escritórios…).
No ano que agora terminou merecem também ser lembradas outras datas.
A 16 de janeiro de 2024: na capela da Fundação Bocage em Chambéry, o reconhecimento canónico e o tratamento para a conservação dos restos mortais do Venerável Camille Côte de Beauregard (1841-1910), sacerdote diocesano, nascido em Chambéry (França) em 17 de fevereiro de 1841 e falecido em 25 de março de 1910.
A 14 de março de 2024: a autorização do Papa Francisco para promulgar o Decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Camille Côte de Beauregard. O milagre, ocorrido em 1910, diz respeito ao menino René Jacquemond, curado de “ceratoconjuntivite intensa com congelamento da córnea, forte injeção pericerácea, vermelhidão e injeção da conjuntiva, fotofobia e lacrimejamento do olho direito devido a um violento trauma causado por um agente vegetal-bardana”.
A 15 de março de 2024: em Lahore (Paquistão), encerramento do Processo Diocesano sobre a causa de beatificação e canonização de Akash Bashir (1994-2015), leigo, antigo aluno de Dom Bosco, morto por ódio à Fé. Esta é a primeira Causa de Beatificação do Paquistão.
A 28 de abril de 2024: em Cuautitlán (México), encerramento do Processo Diocesano sobre a causa da Serva de Deus Antonieta Böhm (1907-2008), Filha de Maria Auxiliadora.
A 5 de maio de 2024: em Modica (Ragusa), encerramento do Processo Diocesano sobre a causa do Servo de Deus Antonino Baglieri (1951-2007), leigo, Voluntário com Dom Bosco.
A 31 de maio de 2024: entrega da Positio super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis, do Servo de Deus Oreste Marengo (1906-1998), Bispo salesiano, missionário no nordeste da Índia.
A 25 de novembro de 2024: autorização do Papa Francisco para promulgar o Decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, religiosa professa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, nascida em Córteno Golgi (Itália) em 16 de fevereiro de 1883 e falecida em Sucúa (Equador) em 25 de agosto de 1969. Cura milagrosa de um senhor que sofria de “Traumatismo crânio-encefálico aberto com fratura cominutiva da teca craniana, perda de substância cerebral e exposição de tecido cerebral no local fronto-temporal direito, lesão axonal difusa (DAI) e coma grave que evoluíra para estado vegetativo tipo 2”, ocorrida em 2015 no Equador.
A 28 de novembro de 2024: entrega da Positio super martyrio dos Servos de Deus Rodolfo Lunkenbein, sacerdote professo da Sociedade de São Francisco de Sales, e Simão Bororo, leigo, mortos por ódio à Fé, a 15 de julho de 1976.
A 3 de dezembro de 2024, os consultores teológicos responderam afirmativamente sobre a Positio super martyrio dos nove Servos de Deus João Świerc e Companheiros, sacerdotes professos da Sociedade de São Francisco de Sales, mortos ‘in odium fidei’ nos campos de extermínio nazis, em 1941-1942.
A 18 de dezembro de 2024: autorização do Papa Francisco para promulgar o Decreto relativo: ao martírio do Servo de Deus Elias Comini, sacerdote professo da Sociedade de São Francisco de Sales, nascido em 7 de maio de 1910, em Calvenzano di Vergato (Itália, Bolonha) e morto por ódio à Fé em Pioppe di Salvaro (Itália, Bolonha), a 1 de outubro de 1944.
A Postulação Geral Salesiana sublinha no final do documento a necessidade de “difundir o conhecimento, a imitação e a intercessão” dos membros da Família Salesiana candidatos à santidade, “valorizando e cuidando dos diversos aspectos (litúrgico-celebrativo, espiritual, pastoral, eclesial, educativo, sociocultural, histórico e missionário) entre outros”.
Poster design @ Andrea Cugini