Postulação Geral Salesiana

Postulação Geral Salesiana divulga cartaz e dossiê da Santidade Salesiana do ano 2024

No início do Ano Santo de 2025, a Postulação Geral Salesiana divulgou o cartaz da Santidade Salesiana relativo a 2024, bem como o dossiê das várias causas de santidade da Família Salesiana em curso.

“Um forte convite a renovar o chamamento universal à Santidade” é como a Agência de Notícias Salesiana qualifica a apresentação do dossiê e o cartaz da Postulação Geral Salesiana. A ANS publicou a lista dos principais eventos relativos às várias causas de santidade da Família Salesiana decorridos em 2024.

“Trata-se de discernir a reputação de santidade de um batizado, que viveu em grau heroico as Bem-Aventuranças evangélicas ou que deu a vida por Cristo”. E, por isso, uma Causa de Beatificação e Canonização é um evento de “extraordinária relevância e valor eclesial”.

A Postulação Salesiana envolve 179 Pessoas: 10 Santos, 117 Beatos, 20 Veneráveis, 26 Servos de Deus. As Causas diretamente acompanhadas pela Postulação são 61 (mais cinco extra).

O Dossiê, lembra o Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana, Pe. Pierluigi Cameroni, sdb, após apresentar a lista e o estado de cada Causa, revela os eventos de 2024, entre os quais: a inauguração e a bênção, no dia 4 de junho de 2024, na comunidade Zeferino Namuncurá, de Roma, pelo então Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, das novas instalações da Postulação Geral Salesiana (biblioteca, arquivo, armazenamento das relíquias, escritórios…).

Postulação Geral Salesiana

No ano que agora terminou merecem também ser lembradas outras datas.

A 16 de janeiro de 2024: na capela da Fundação Bocage em Chambéry, o reconhecimento canónico e o tratamento para a conservação dos restos mortais do Venerável Camille Côte de Beauregard (1841-1910), sacerdote diocesano, nascido em Chambéry (França) em 17 de fevereiro de 1841 e falecido em 25 de março de 1910.

Leia também  Celebrações pascais nas paróquias salesianas

A 14 de março de 2024: a autorização do Papa Francisco para promulgar o Decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Camille Côte de Beauregard. O milagre, ocorrido em 1910, diz respeito ao menino René Jacquemond, curado de “ceratoconjuntivite intensa com congelamento da córnea, forte injeção pericerácea, vermelhidão e injeção da conjuntiva, fotofobia e lacrimejamento do olho direito devido a um violento trauma causado por um agente vegetal-bardana”.

A 15 de março de 2024: em Lahore (Paquistão), encerramento do Processo Diocesano sobre a causa de beatificação e canonização de Akash Bashir (1994-2015), leigo, antigo aluno de Dom Bosco, morto por ódio à Fé. Esta é a primeira Causa de Beatificação do Paquistão.

A 28 de abril de 2024: em Cuautitlán (México), encerramento do Processo Diocesano sobre a causa da Serva de Deus Antonieta Böhm (1907-2008), Filha de Maria Auxiliadora.

A 5 de maio de 2024: em Modica (Ragusa), encerramento do Processo Diocesano sobre a causa do Servo de Deus Antonino Baglieri (1951-2007), leigo, Voluntário com Dom Bosco.

A 31 de maio de 2024: entrega da Positio super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis, do Servo de Deus Oreste Marengo (1906-1998), Bispo salesiano, missionário no nordeste da Índia.

A 25 de novembro de 2024: autorização do Papa Francisco para promulgar o Decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, religiosa professa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, nascida em Córteno Golgi (Itália) em 16 de fevereiro de 1883 e falecida em Sucúa (Equador) em 25 de agosto de 1969. Cura milagrosa de um senhor que sofria de “Traumatismo crânio-encefálico aberto com fratura cominutiva da teca craniana, perda de substância cerebral e exposição de tecido cerebral no local fronto-temporal direito, lesão axonal difusa (DAI) e coma grave que evoluíra para estado vegetativo tipo 2”, ocorrida em 2015 no Equador.

Leia também  Antecipação do Lema do Reitor-Mor para 2020

A 28 de novembro de 2024: entrega da Positio super martyrio dos Servos de Deus Rodolfo Lunkenbein, sacerdote professo da Sociedade de São Francisco de Sales, e Simão Bororo, leigo, mortos por ódio à Fé, a 15 de julho de 1976.

A 3 de dezembro de 2024, os consultores teológicos responderam afirmativamente sobre a Positio super martyrio dos nove Servos de Deus João Świerc e Companheiros, sacerdotes professos da Sociedade de São Francisco de Sales, mortos ‘in odium fidei’ nos campos de extermínio nazis, em 1941-1942.

A 18 de dezembro de 2024: autorização do Papa Francisco para promulgar o Decreto relativo: ao martírio do Servo de Deus Elias Comini, sacerdote professo da Sociedade de São Francisco de Sales, nascido em 7 de maio de 1910, em Calvenzano di Vergato (Itália, Bolonha) e morto por ódio à Fé em Pioppe di Salvaro (Itália, Bolonha), a 1 de outubro de 1944.

A Postulação Geral Salesiana sublinha no final do documento a necessidade de “difundir o conhecimento, a imitação e a intercessão” dos membros da Família Salesiana candidatos à santidade, “valorizando e cuidando dos diversos aspectos (litúrgico-celebrativo, espiritual, pastoral, eclesial, educativo, sociocultural, histórico e missionário) entre outros”.

Poster design @ Andrea Cugini

Artigos Relacionados