No próximo dia 25 de outubro a presença salesiana no Funchal comemora 75 anos. Fundada em 1921 para a formação dos rapazes pobres e órfãos da ilha, a Escola de Artes e Ofícios foi entregue aos Salesianos em 1950.
Os Salesianos assinalam no próximo dia 25 de outubro 75 anos na direção da escola do Funchal. A antiga Escola de Artes e Ofícios do Funchal foi fundada pelo Pe. Laurindo Leal Pestana (1883-1951), sacerdote e cooperador salesiano, que tenta logo em 1925 entregar a direção aos Salesianos.
Durante as primeiras três décadas, o Pe. Laurindo mantém-se à frente do estabelecimento de ensino. Em 1950, os Salesianos passam a dirigir a obra. Ao ensino técnico-profissional, juntam o ensino liceal em 1952. O desenvolvimento da obra é acompanhado pelo melhoramento e ampliação das instalações, inaugurando o novo edifício em 1960.
Hoje, a escola dos Salesianos do Funchal leciona Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, dispõe de atividades extracurriculares, um complexo de piscinas, o clube desportivo Juventude Atlântico Clube, Centro Juvenil, Movimento Juvenil Salesiano, Centros de Antigos Alunos, de Salesianos Cooperadores e da Associação de Maria Auxiliadora, uma capela semipública e a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
Fotografias: Arquivo dos Salesianos do Funchal e Arquivo da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana