A Pastoral Juvenil Salesiana publicou o Documento Final do Sínodo Salesiano dos Jovens, encontro que juntou em agosto em Valdocco 300 jovens salesianos de todo o mundo.
O sector da Pastoral Juvenil Salesiana apresentou as conclusões do Sínodo Salesiano dos Jovens. O encontro juntou de 11 a 16 de agosto em Valdocco e no Colle Dom Bosco 300 jovens provenientes de 94 países, com idade média de 23 anos, em representação do carisma salesiano espalhado pelo mundo.
O documento aborda a realidade dos jovens, do mundo e da Igreja, identificando as perceções, emoções e expectativas dos jovens e estimula à reflexão serena e aberta dos agentes pastorais.
Uma pastoral mais mistagógica, isto é, de iniciação aos mistérios da fé cristã, “que eduque para a interioridade e desperte a experiência de Deus em cada momento, que ajude a descobrir a própria vocação e priorize o acompanhamento pastoral” deve ser o caminho a seguir, segundo o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García.
“As propostas do Documento Final aprofundam a experiência da Espiritualidade Juvenil Salesiana numa dimensão internacional, transformando o texto numa grande celebração do caminho de evangelização empreendido em todo o mundo salesiano, além de ajudar a descobrir o coração dos jovens para encontrar aquelas vibrações do Espírito que ajudam a criar novos caminhos e fontes de Fé”.
Na preparação deste documento foi possível constatar a diversidade das culturas, das realidades juvenis e da Igreja, mas também a unidade que o carisma de Dom Bosco confere ao movimento juvenil.
O Documento final do Sínodo Salesiano dos Jovens está disponível na página da Agência ANS em cinco línguas italiano, inglês, espanhol, francês e português.