Numa escolha inédita e cheia de simbolismo, Francisco acrescentou uma cadeia dos arredores da cidade de Roma às Portas Santas do Jubileu 2025, uma quinta Porta Santa.
“Gosto de pensar na esperança como na âncora que está na margem e nós estamos ali, com a corda, seguros, porque a nossa esperança é como a âncora em terra firme”, disse o Papa, depois de, de pé e em esforço, ter aberto a porta da igreja do Pai-Nosso da Casa de Reclusão de Roma Rebibbia.
Com esperança e de coração aberto, assim recomendou aos presos da cadeia de Rebibbia, e “a todos nós”, olhar o futuro, “nas situações mais difíceis” e nas mais fáceis.
No final da homilia, referiu: “Todos os dias rezo por vós, realmente! Não é um modo de dizer. Penso em vós e rezo por vós. E vós rezai por mim”.
A concluir a visita, o Papa Francisco ofereceu ao estabelecimento prisional uma reprodução da porta da Basílica de São Pedro e um pergaminho em memória daquela celebração com a inscrição “Como sinal de esperança para recuperar a autoconfiança e reencontrar a estima e a solidariedade da sociedade”.
Fotografia © Serviço Fotográfico – Vatican Media
Publicado no Boletim Salesiano n.º 608 de março/abril de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.