Fremioth Viegas, antigo aluno goês há muito radicado em Portugal e grande amigo dos salesianos, “revê-se” na fotografia publicada no “RECORDANDO” no passado dia 4. As surpresas são inumeráveis quando se abrem os baús das recordações…
«Bela foto dos alunos do Don Bosco High School de Goa em fevereiro 1958. Devo estar aí, pois saímos de Goa para Lisboa via TAP a Junho 1958 depois de terminar o 10.º ano em abril de 1958. Vejo o Mons. Joseph Carreño, nosso belíssimo diretor e muito amigo da nossa família. Foram belos anos com os salesianos de várias nacionalidades (espanhóis, italianos, ingleses, irlandeses, portugueses e indianos) que me marcaram profundamente, fazendo nessa altura crescer em mim a paixão por Dom Bosco, Maria Auxiliadora e os salesianos.
Reconheço alguns salesianos: o primeiro da direita é o Sr. Cozini, italiano responsável pelo refeitório. O terceiro é o clérigo Locatelli, hoje sacerdote em Timor-Leste. O quinto é o clérigo Olivio Miranda, goês. Muito meu amigo, era enfermeiro e tratou de mim quando tive tifo. Foi padre e cheguei a vê-lo em 2009. Faleceu. O sexto é o clérigo Xavier indiano do sul da Índia. O sétimo é o Pe. Corcoran, irlandês, excelente sacerdote. O oitavo é o Pe. Macklengy, inglês, treinador de futebol e conselheiro escolar. O nono, é o Pe. Lobo, conselheiro muito amigo da nossa família. O 10.º é o Mons. Joseph Carreño. O 11.º é o Pe, Mogni, conselheiro italiano de S. Maria de Ligure, Génova. Eu estou na fila quatro, entre o Pe. Lobo e Pe. Macklengy».