A Fundação Salesianos promoveu no dia 20 de maio, nos Salesianos de Lisboa, uma ação de formação para os seus funcionários em gestão e dinamização de redes sociais, estratégias de comunicação e proteção de dados.
Sessenta e cinco por cento da população portuguesa já é utilizadora das redes sociais. Os dados são de janeiro de 2019. Dada a importância de uma presença digital consciente e eficiente, a Fundação Salesianos promoveu no dia 20 de maio uma ação de formação para os seus funcionários em gestão e dinamização de redes sociais, estratégias de comunicação e proteção de dados nas redes sociais e em outros suportes.
Cerca de 60 funcionários das várias obras salesianas a nível nacional estão envolvidos na comunicação através dos sites e redes sociais das várias presenças. Organizado pelo Departamento de Comunicação, o programa incluiu três oradores especialistas nas áreas da comunicação, marketing digital, multimédia e gestão de redes sociais.
Com formação em Comunicação e Marketing, Luís Torres, da “EDIT. Disruptive Digital Education”, apresentou técnicas de gestão e de dinamização de redes sociais, em especial Facebook e Instagram, e ajudou a pensar e a organizar estratégias de comunicação para as organizações.
Numa mesa redonda moderada pelo Delegado Provincial da Comunicação Social, Pe. Rui Alberto, Paulo Esteves Nunes, responsável pela estratégia para as redes sociais da Radio e Televisão de Portugal, e Pedro Miguel Coelho, do Gabinete de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, apresentaram várias experiências profissionais e responderam às questões do público.
Ana Fazendeiro e João Pedro Fazendeiro, da consultora Data Privacy Consulting, apresentaram as medidas tomadas pela Fundação Salesianos para cumprir as novas exigências do Regulamento Geral da Proteção de Dados.
No final, o Delegado Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago, foi responsável pelo enquadramento da formação na realidade salesiana, tendo reforçado a necessidade de incluir sempre a espiritualidade, a mensagem, a evangelização, no centro da comunicação da instituição.
Os participantes receberam o documento de boas práticas da Comunicação dos Salesianos “Presença nas redes sociais. Orientações e Diretrizes” do Dicastério para a Comunicação Social.