A Escola Técnica Dom Bosco em Gatenga, localidade próxima da capital ruandesa Kigali, criou um curso de Agricultura Biológica.
O projeto de agricultura sustentável foi possível graças ao apoio do Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento (GPD) da Visitadoria Salesiana de África Grandes Lagos – à qual pertencem as obras salesianas do Ruanda –, e ao financiamento proveniente de Itália. Entre os objetivos do projeto está o combate à desnutrição em crianças menores de cinco anos, de famílias necessitadas, que vão receber legumes como complemento nutricional.
O programa está a ser implementado no Centro Juvenil Dom Bosco de Gatenga e terá impacto em várias áreas, como a proteção do meio ambiente, a formação dos jovens e o apoio aos agricultores em situação de vulnerabilidade e desemprego após a conclusão dos estudos.
“O projeto está na fase piloto e será ampliado na medida em que for evoluindo e alcançando os primeiros resultados”, adianta Felicien Dusabimana, coordenador do GPD.
Na primeira fase, o programa de estudos vai centrar-se no cultivo em estufas, para evitar os fenómenos climáticos que possam comprometer o crescimento das culturas selecionadas para o programa de longo prazo.
“Este projeto também visa promover uma agricultura moderna que possa tornar a comunidade autossuficiente em termos de alimentos”, refere o salesiano Pe. Serivilien Ufitamahoro, diretor do GPD local. O diretor da escola, Pe. Jean-Pierre Turabanye, explica que o projeto irá ainda contribuir para o equilíbrio orçamental da obra, cujas dificuldades foram agravadas pela pandemia. “Vai ajudar a melhorar a alimentação, não apenas das comunidades vizinhas, mas também dos alunos que tomam as refeições na escola”, concluiu o responsável salesiano.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 599 de julho/agosto de 2023
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.