Salesianos colaboram na formação de jovens migrantes

Dezoito jovens migrantes residentes em Centros de Acolhimento em Génova estão a frequentar curso no Centro Salesiano de Formação Profissional. Formação resulta da colaboração dos Salesianos com a Cruz Branca de Génova e com o Comité “Genova Solidale”.

Dezoito jovens migrantes, provenientes da região subsaariana, que residem em Centros de Acolhimento da cidade de Génova, em Itália, estão a frequentar o curso de mecânica de reparação automóvel. O curso, a par das aulas de Italiano, pretende ajudar na integração dos jovens migrantes.

A formação prevê 500 horas divididas entre salas de aula, oficinas e estágios em empresas, e vai certificar algumas habilidades importantes para a integração profissional, social e cultural.

A iniciativa foi criada com fundos do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência, e junta o Centro Nacional de Obras Salesianas – Formação e Atualização Profissional, o Comité “Genova Solidale” e a Cruz Branca de Génova, entidade que está a acolher os jovens.

Graças à colaboração do Comité “Genova Solidale” e da agência de emprego “OpenJob”, após a formação, os jovens que cumpram os requisitos poderão ser integrados em empresas locais.

“Desde os tempos de Dom Bosco, no século XIX, a nossa prioridade e objetivo sempre foi formar os nossos jovens de forma integral: humana, intelectual e profissionalmente”, afirmou o Pe. Maurizio Lollobrigida, durante a apresentação do curso.

Artigos Relacionados