Os Salesianos de Manique lançaram a iniciativa “Alice no Pátio da Alegria”. Inspirada na clássica narrativa, a atividade visa promover interação, diversão e aprendizagem.
No primeiro semestre deste ano letivo, os Salesianos de Manique lançaram a iniciativa “Alice no Pátio da Alegria”, uma proposta da equipa pastoral destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos. Inspirada na clássica narrativa “Alice no País das Maravilhas”, esta atividade visa promover a interação, a diversão e a aprendizagem entre os alunos. A atividade decorre às quartas-feiras, durante os intervalos da manhã e do almoço, transformando a Sala da Alegria num verdadeiro “País das Maravilhas”. A cada duas semanas, personagens distintas da história surgem desafiando os alunos a participarem em dinâmicas que têm como objetivo devolver a esperança aos habitantes deste mundo fantástico. Essa esperança foi roubada por uma feiticeira maléfica e, a cada encontro, ao conhecerem os diferentes amigos de Alice, os alunos ficam mais perto de a recuperar. O Coelho Branco, o Chapeleiro Louco, a Lebre de Março, a Lagarta Azul e a Rainha de Copas, são algumas das personagens contempladas na atividade.
Para além de oferecer uma alternativa ao uso excessivo de telemóveis nos períodos de pausa, a iniciativa procura incutir valores fundamentais como a alegria, a confiança e a esperança, alinhando-se com o tema do ano “Confia. Avançamos na Esperança”. Um dos aspetos pedagógicos mais relevantes é o protagonismo juvenil, com a participação ativa dos alunos mais velhos na organização e dinamização das atividades, na preparação e decoração do espaço para criar um verdadeiro ambiente do “País das Maravilhas”, e na dramatização das personagens, promovendo o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências de liderança e expressão em público.







A estrutura da atividade é cuidadosamente planeada para garantir uma experiência educativa enriquecedora. No intervalo da manhã, a Sala da Alegria apresenta enigmas ou jogos de pistas que introduzem a personagem da semana, preparando os alunos para a atividade principal que decorre no intervalo do almoço. Durante este período, através da entrada no mundo mágico, há uma representação inicial onde a personagem expõe um problema – a perda da esperança no “País das Maravilhas” –, seguida de um jogo ou dinâmica que visa resolvê-lo, culminando numa reflexão final que reforça a mensagem a reter.
A calendarização das atividades estende-se ao longo do ano letivo, com sessões quinzenais que contam com as diferentes personagens da história e apresentam propostas de atividades distintas, garantindo uma continuidade pedagógica, mas também uma curiosidade e um envolvimento constantes dos alunos.
A iniciativa “Alice no Pátio da Alegria” é mais uma forma de proporcionar uma educação integral, aliada a uma alternativa ao uso dos ecrãs por longos períodos. Alinhada com o estilo educativo de Dom Bosco, esta atividade valoriza também a formação de jovens protagonistas, responsáveis e comprometidos com valores humanos e cristãos, tornando-se um testemunho vivo para os colegas mais novos.
Fotografia: João Ramalho
Publicado no Boletim Salesiano n.º 608 de março/abril de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.